Início Paulínia Campanha de vacinação contra a raiva animal é cancelada em Paulínia

Campanha de vacinação contra a raiva animal é cancelada em Paulínia

Ministério da Saúde não abasteceu a cidade com as doses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde

A Campanha Antirrábica de 2019 está cancelada no município. Conforme informou a
Secretaria Municipal de Saúde, o cancelamento se deve à falta de vacinas para imunizar os animais e o abastecimento é responsabillidade do Ministério da Saúde. A prefeitura de Campinas também cancelou a campanha na cidade, alegando o mesmo problema: falta de vacinas enviadas pelo órgão.
O Ministério da Saúde enviou e-mail às unidades de saúde explicando o fim da campanha. “Atualmente, a entrega das doses ao Ministério da Saúde está atrasada, devido a problemas técnicos identificados na produção da vacina. A pasta está empenhada em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina e ressalta que as doses serão enviadas assim que a produção for normalizada”, afirmou o órgão em nota oficial.
A campanha promovida pela Prefeitura de Paulínia em 2018 passou por 36 pontos da cidade, em postos de vacinação instalados no Monte Alegre, Centro, Jardim Planalto, Jardim Amélia e São José. Foram vacinados mais de 10 mil animais. E mesmo ao fim da campanha nos bairros, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Paulínia imunizou os animais em sua sede enquanto durou o estoque da vacina contra a raiva.
Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva anualmente, a partir dos três meses de idade, mesmo aqueles que não têm acesso à rua, pois morcegos infectados podem entrar em contato com eles nas áreas externas das casas.
Mais informações sobre o cancelamento da campanha antirrábica podem ser obtidas por meio dos telefones da Unidade de Vigilância em Zoonoses: (19) 3833-2299, 3844-0156 e 3844-4784.