Texto: Vera Leão do Jornal Tribuna de Paulínia
A coreógrafa e conselheira do Festival de Dança de Joinville Fernanda Chamma é a proprietária da empresa All Vivo Criações e Produções de Espetáculos Ltda, que foi a grande contemplada do edital da Secretaria de Cultura de Paulínia para apresentações de espetáculos musicais no Theatro Municipal de Paulínia. O valor do contrato foi fechado com a bailarina clássica, que acumula especializações em Nova York e em Londres, na área de jazz dance e musicais, no valor de R$ 598.788,50 para o período de 12 meses de trabalho da estrela.
A finalidade do projeto é formar, produzir e promover a circulação de espetáculos de dança no município.
De acordo com Roselita Beraldo, do Departamento de Dança da Secretaria de Cultura, o principal objetivo do projeto é formar e capacitar profissionais, bailarinos e cantores para atender o mercado que hoje é muito progressivo no Brasil. “Nós da Secretaria de Cultura estudamos um novo formato, uma nova linha de trabalho, com bailarinos que cantam, dançam e representam”, comentou Beraldo que acrescentou ainda que para produzir, é necessário formar e Fernanda Chamma será a parceira ideal para o município. “É um prazer tê-la aqui junto na Secretaria de Cultura”, disse a diretora.
Fernanda garantiu que o projeto (gênero de tetro musical que engloba todas as artes musicais vinda da dança) não é apenas uma moda que vai passar. “Queremos que a cidade de Paulínia tenha toda estrutura possível para receber a estreia de grandes espetáculos como o “Gaiola das Loucas”, em que eu sou a produtora. A cidade tem um interesse cultural muito grande da região e uma estrutura que a cidade de São Paulo não tem”, explicou Chamma. “A região gosta, procura e quer. Então o projeto irá trabalhar para isso”, completou.
Chamma comentou ainda sobre as novidades que virão como, por exemplo, dois espetáculos internacionais, o musical Aladin, que segunda ela informou não existe em nenhum lugar do mundo, além dos clássicos musicais contemporâneos, o Festival Internacional de Teps que deve movimentar a região durante quatro dias, o workshop aberto com o dançarino Carlinhos de Jesus, dança de salão para a comunidade, entre outros. “Tudo que iremos fazer tem uma formatação que ainda não existe. A cidade tem condições e esse será o nosso diferencial”, afirmou a bailarina.
Chamma também é diretora artística da Only Broadway, empresa que produz espetáculos para o Brasil e América Latina, seu rosto já é conhecido nacionalmente por ser coreógrafa da rede Globo e jurada do quadro “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão”. Além disso, é professora e coreógrafa da Escola de Teatro e Televisão “Studios Wolf Maya”.