A elevação do indicador é um sinal positivo, depois que os reservatórios de hidrelétricas passaram pela maior seca em mais de 90 anos no Brasil neste ano
Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, onde estão as maiores hidrelétricas do país, devem atingir 26,1% de sua capacidade até o fim de dezembro, versus projeção anterior de 19,8% para o final de novembro, apontaram dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira (26).
A elevação do indicador é um sinal positivo, depois que os reservatórios de hidrelétricas passaram pela maior seca em mais de 90 anos no Brasil neste ano, demandando uma série de ações do governo para garantir o suprimento de energia, com a conexão de térmicas mais caras e importação de eletricidade.
A recuperação dos reservatórios deverá ocorrer com chuvas no Sudeste/Centro-Oeste estimadas em 99% da média histórica em dezembro, após novembro e outubro registrarem boas precipitações.
Economia deve continuar
Para tentar combater este problema, o governo federal lançou um plano para incentivar a redução do consumo. Até dezembro, quem reduzir o consumo em pelo menos 10%, em comparação com o mesmo período do ano passado, vai receber um bônus de R$ 0,50 para cada quilowatt-hora entre setembro e dezembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também vem atuando para incentivar a redução do consumo. Desde o ano passado, foi lançada a campanha “Energia elétrica, Se desperdiçar vai faltar”. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, diz que o objetivo é alertar os consumidores.
O Jornal Tribuna também incentiva a economia de energia. Confira as dicas:
1) Troque lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelos modelos de LED.
2) Quando não estiverem em uso, desligue os aparelhos da tomada.
3) Evite a utilização excessiva do ar-condicionado.
4) Utilize o chuveiro na função verão. Isto pode economizar de 20% a 30% na conta de energia;
5) Acumule roupas para lavar e passar. Isto evita o gasto excessivo com várias lavagens na máquina ou acionamentos do ferro de passar. Se possível, evite também a função secadora de máquinas.