O ponto de partida do evento foi a Praça do Rodrigo
O dia escolhido foi o dia 22 de setembro, o objetivo foi o amor pela saúde, a luta contra a dengue e a paixão pelo ciclismo, o palco de início da festa foi a Praça do Rodrigo. O dia estava lindo e o clima agradável, a sensação que contagiava os participantes era a melhor possível.
Assim foi o circuito de reconhecimento do percurso, para o 2º Pedal contra a Dengue, que acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 7h, com saída da Praça do Rodrigo, em Cosmópolis. Do ponto de partida, os ciclistas seguiram por trás do ginásio de esportes, pela Ponte da Onça, seguindo até o Batistela. Na fazenda do Quilombo, a cerca de um terço do percurso, o grupo parou para fazer uma reidratação. O percurso completo terá um total de 30 Km.
Foram verificadas informações como a distância exata do percurso; as dificuldades; áreas íngremes; áreas de fuga; os locais onde serão fixadas as informações sobre a doença; as formas de prevenção; quais serão os locais de hidratação; o trajeto por onde irão passar os veículos de apoio, como ambulância, etc. Tudo para garantir a segurança e satisfação de todos que participarem do evento.
“A idéia do pedal contra a dengue proporciona algo bem interessante do ponto de vista de que são coisas bem distintas, ciclismo e combate à dengue, mas é justamente esta diferença que chama atenção da consciência das pessoas para a prevenção da doença”, comentou Edimar Lopes de Almeida, supervisor de combate às endemias e também um dos organizadores do evento.
O ciclista Reginaldo José Georgetto também comentou sobre a importância do evento.“O evento em si é muito importante, para incentivar e convidar as pessoas a fazerem uma atividade física, para terem qualidade de vida, para que tenham um lazer, sem contar o trabalho de divulgação do combate a dengue”, disse.
Profissionais da Saúde vão entregar panfletos informativos sobre a doença, durante o passeio ciclístico. Haverá, também, uma barraca da Vigilância Sanitária, com microscópio ligado ao computador, para que as pessoas consigam ver o mosquito e a larva. A parte informativa de combate e prevenção da doença será bastante divulgada, com faixas ao longo de todo o percurso.
“Faço questão de lembrar que este evento tem a finalidade de apresentar a cidade aos ciclistas de outros municípios paulistas e até de outra estados. Será um presente para o município, uma vez que estaremos comemorando o aniversário de Cosmópolis. Outra questão é as pessoas conhecerem mais nossa cidade, que tem locais e paisagens belíssimas”, comentou Sirlei Domingos, membro da Equipe Coração Valente e organizadora do passeio.
O 2º Pedal Contra a tem largada prevista para acontecer às 7h da manhã, na Praça do Rodrigo. O evento faz parte do calendário de aniversário de 75 anos de Cosmópolis.