Início Política Cidadania aposta na dobradinha Alex Manente federal e Mario Lacerda estadual

Cidadania aposta na dobradinha Alex Manente federal e Mario Lacerda estadual

Alex Manente conta com um paulinense em sua equipe, o empresário Mario Lacerda. Há mais de 10 anos, ele acompanha o parlamentar nas visitas as cidades brasileiras, principalmente as do estado de São Paulo.
Mario Lacerda foi vereador por dois mandatos, ocupou cargos públicos importantes em Paulínia e coordenou campanhas políticas nacionais. Após reunião entre os líderes do Cidadania, ele foi escolhido para a dobradinha com Alex Manente na Eleições 2022.
O líder do Cidadania em Paulínia, Tuta Bosco, aposta na reeleição de Manente para a Câmara Federal e o nome de Mario para ser o primeiro paulinense a ocupar uma cadeira no legislativo paulista. “Manente é considerado o melhor parlamentar de São Paulo e podemos ter certeza de que Mario Lacerda é uma pessoa preparada que conhecem bem as necessidades dos municípios e pode fazer muito não só por Paulínia, e sim para todas as cidades, nos quatro cantos do estado”, afirma.
A pré-candidatura
O empresário e pré-candidato a deputado estadual pelo Cidadania, Mário Lacerda, reuniu cerca de 200 lideranças de todo o estado em um evento realizado no dia 7 de maio em Paulínia. Entre os presentes estavam prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores de várias cidades e o deputado federal Alex Manente. Mário Lacerda falou sobre a decisão de ser pré-candidato à Assembleia Legislativa, os planos para a campanha, a importância do municipalismo e o cenário político das Eleições 2022. “Nós precisamos mudar a vida do nosso povo do estado de São Paulo. Nós vivemos hoje um momento difícil na política, com uma polarização a nível nacional, não existe debate. Ninguém está discutindo como é que vai levar comida para a mesa…. Nós temos hoje a oportunidade de ter um deputado estadual, alinhado com Alex Manente. Isso me deixa uma responsabilidade muito grande, e eu vou fazer o melhor para que tudo dê certo”, discursou.
Manente declarou apoio a candidatura de Mário Lacerda à Assembleia Legislativa. “Estamos nos quatro cantos do estado. Estou muito convicto de que teremos grandes resultados. Precisamos trabalhar para que a população se interesse pela eleição de deputado e se sinta próxima. Temos um candidato muito bom e totais condições de uma grande votação”, disse.
Biografia Mario Lacerda
Mario Lacerda (Pires do Rio – GO, 18 de outubro de 1968) é empresário do ramo dos combustíveis e político filiado ao partido CIDADANIA. Ele é pré-candidato a deputado estadual de São Paulo.
Aos 10 anos de idade, mudou-se com a família para Cosmópolis, no interior de São Paulo. Quando completou 16 anos, Mario se casou com Maria Rosa. Eles foram para Paulínia, onde moram há 35 anos. O casal tem quatro filhos e seis netos.
Filho de comerciantes, Mario Lacerda começou a trabalhar ainda muito jovem. Político por vocação, ingressou na política em 1995 ao se filiar ao PFL. Um ano depois, foi eleito vereador de Paulínia. Durante o primeiro mandato, foi líder do partido na Câmara de Paulínia, relator da comissão que elaborou a Lei Orgânica de Paulínia, segundo secretário da mesa diretora e membro da Comissão de Finanças e Orçamento. Assumiu a presidência do PPS em Paulínia.
Em 2000, Mario Lacerda foi reeleito vereador pelo PPS. Membro da diretoria estadual do partido, ele se candidatou a deputado estadual em 2002. Foi coordenador da campanha de Ciro Gomes a presidente da República e coordenador regional da campanha de João Hermann a deputado federal. Em 2004, disputou as eleições para prefeito de Paulínia.
Mário Lacerda também foi secretário municipal de Paulínia e ocupou outros cargos públicos. Há 10 anos, faz parte da equipe Alex Manente, que está no segundo mandato de deputado federal.
Municipalista e defensor do desenvolvimento econômico das cidades, Mário Lacerda é pré-candidato a deputado estadual nas eleições 2022.
Ranking dos Políticos: Alex Manente é o melhor deputado de São Paulo
Parlamentar diz que combate à corrupção e privilégios podem ser destacados
O deputado federal Alex Manente (Cidadania), defensor da prisão em segunda instância, é o primeiro do Ranking dos Políticos no estado de São Paulo e o 9º em todo o País. A avaliação leva em consideração votações antiprevilégios, antidesperdícios, presenças em sessões e economia de verbas, anticorrpução e se é ficha limpa entre outros critérios. Há uma carga de pontos que são somados ou subtraídos. A pontuação é definida de acordo com informações obtidas em fontes oficiais como os sites da Câmara e dos Tribunais de Justiça.
Biografia
Alex Spinelli Manente (São Bernardo do Campo, 29 de agosto de 1979) é um advogado e político brasileiro membro titular do Diretório Nacional do Cidadania. Atualmente exerce seu segundo mandato de deputado federal por São Paulo, sendo o líder da bancada do partido desde fevereiro de 2021.Ele foi Secretário de Relações Internacionais da Câmara e titular nas comissões da PEC da prisão em 2ª instância e do PL de medicamentos formulados com Cannabis.
Manente teve o início de sua carreira política no ABC Paulista. Veio a assumir a presidência do Juventude do PPS, em São Bernardo do Campo, em 1998, passando a trabalhar no fortalecimento da sigla na região, da qual hoje em dia ele atua como coordenador. Em 2004 foi eleito o vereador mais votado da história da Câmara de São Bernardo do Campo, com 12.507 votos[8] e exerceu o cargo legislativo durante dois anos, sendo, também, o vereador mais votado da história de todo o Grande ABC. Em 2006 foi eleito deputado estadual com 60.571 votos e em 2010 foi reeleito com 114.714 votos, sendo o deputado estadual mais votado da história do PPS.Foi candidato a prefeito de São Bernardo do Campo em 2008, 2012 e 2016, chegando neste ano ao segundo turno e conquistando 142.817 votos. Em 2020, diante do cenário da pandemia, optou por superar as divergências e apoiar Orlando Morando em sua reeleição.
Na eleição estadual de 2014, Alex foi eleito deputado federal. Nesse primeiro mandato votou a favor nas seguintes pautas: o PL 4330 da Terceirização, o Impeachment de Dilma Rousseff (PT), a cassação de Eduardo Cunha (PMDB), a Reforma Trabalhista e a denúncia contra Michel Temer (PMDB). Alex votou contrário às Medidas Provisórias 664 e 665, propostas por Dilma, relativas à pensão por morte e ao seguro-desemprego respectivamente.
Foi reeleito deputado federal na eleição estadual de 2018. No segundo turno da eleição presidencial, o PPS declarou neutralidade, mas Alex disse que apoiaria Jair Bolsonaro (PSL).[22] Também opinou que nessa eleição o povo teria percebido que “PT e PSDB não são tão diferentes”.
Dentre as principais votações no congresso durante seu segundo mandato, Alex votou a favor nas seguintes pautas: criminalização de responsáveis pelo rompimento de barragens; PEC da Reforma da Previdência; “Pacote Anti-crime” de Sergio Moro; Novo Marco Legal do Saneamento; MP 910 (conhecida como MP da Grilagem);congelamento de salário de servidores públicos durante a pandemia; anistia da dívida das igrejas; convocação de uma Convenção Interamericana contra o Racismo; autonomia do Banco Central e prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL/RJ).
Alex votou contra o aumento do Fundo Partidário e a possibilidade de alteração ou diminuição do Fundo Eleitoral. Na regulamentação do novo FUNDEB, Alex primeiramente votou pela possibilidade de destinar verbas para a educação privada, mas num segundo momento votou para que a destinação fosse apenas para o ensino público. Alex esteve ausente nas seguintes votações: MP 867 (que segundo ambientalistas alteraria o Código Florestal anistiando desmatadores); inclusão ou exclusão de professores nas regras da Reforma da Previdência e PL 3723 que regulamenta a prática de atiradores e caçadores.
Em novembro de 2019, ganhou grande notoriedade por apresentar a PEC que prevê a prisão de condenados em segunda instância, passando a ser uma das suas bandeiras principais até hoje. Em dezembro de 2019, Alex se associou aos movimentos políticos suprapartidários Livres e RAPS. Na eleição municipal de 2020, abdicou da candidatura a prefeito e apoio seu histórico rival Orlando Morando (PSDB), que se reelegeu. Em janeiro de 2021 parabenizou a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos e rechaçou o extremismo.Apresentou simpatia pela candidatura de Marcel Van Hattem (PSL/RS) à presidência da câmara dos deputados, embora o Cidadania apoiasse o candidato Baleia Rossi (MDB/SP). Em fevereiro a Câmara aprovou um projeto de Alex que prevê punição para quem fura a fila de vacinação contra a COVID-19.O deputado também cobrou o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello por um plano de vacinação.