Início Empresarial Com nova fórmula, Desafio de Design convoca universitários de São Paulo

Com nova fórmula, Desafio de Design convoca universitários de São Paulo

“O Desafio de Design abre espaço para estudantes mostrarem sua criatividade e talento na prática, possibilitando que tenham a experiência de ver seus projetos se concretizarem”, disse afirma Claudia Bocciardi, diretora de Marketing Institucional da Braskem

Em parceria com Fetiche Design, quinta edição do projeto seleciona estudantes de arquitetura e design para criar produtos inovadores com plástico

 

A quinta edição do Desafio de Design Odebrecht Braskem está de volta a São Paulo e com novidades. Desta vez, grupos de estudantes de arquitetura e design de sete universidades na capital paulista serão convidados a criar uma coleção, toda em plástico, de piso, parede flutuante e revestimento. A ideia é valorizar o polímero como matéria-prima versátil que possibilita a criação de peças com um design sofisticado e acessível ao consumidor final.
“O Desafio de Design é uma proposta inovadora e que abre espaço para estudantes mostrarem sua criatividade e talento na prática, possibilitando que tenham a experiência de ver seus projetos se concretizarem. Por isso, é um desafio. Durante um período de dois meses, eles passam por capacitações que vão desde o conhecimento do potencial de uso do plástico até mentorias com designers. É uma experiência estimulante e de muito aprendizado para os estudantes e para a nossa empresa”, afirma Claudia Bocciardi, diretora de Marketing Institucional da Braskem.
Para os universitários, o desafio vai começar já nas salas de aula. Nas próximas semanas, o designer Paulo Biacchi, do estúdio Fetiche Design, faz palestras para universitários da Belas Artes, FAAP, IED, Instituto Mauá, Mackenzie, Universidade São Judas e USP, convocando-os para formar grupos de três pessoas e se inscreverem no projeto. Um time de cada instituição será escolhido por meio de um “mini desafio”, que será apresentado em uma série de vídeos no canal do Paulo Biacchi, no Youtube.
Depois da primeira prova, os estudantes terão dois meses de capacitação na Fetiche, sob orientação de Biacchi e sua sócia Carolina Armellini, em que poderão conhecer o dia a dia de um escritório de design e inspirar-se para criar seus desenhos e peças. “Os estudantes terão contato com o design na prática, por meio de aulas, workshops e mentorias”, diz Paulo Biacchi. A designer Carolina Armellini completa: “A experiência será a de um estúdio real de design, do briefing ao lançamento de uma coleção para o mercado”.
Para estimular a criatividade e a produção, a edição desse ano também vai promover mini desafios em que todos participantes disputam entre si e que darão insumos e inspirações aos universitários para o desenvolvimento das peças. Todas as etapas do Desafio de Design serão apresentadas no YouTube, além de informações, curiosidades e histórias de vida de todos os universitários compartilhadas no Facebook e no site do projeto.
Após o período de trabalho, desenhos e muita criação, a melhor coleção de produtos poderá ser disponibilizada no mercado pela empresa Atex, com a assinatura do Desafio de Design. “O Desafio de Design reúne excelentes profissionais e estudantes que estarão em um ambiente propício para darem o seu melhor e inovarem com o plástico no design. Estamos otimistas com os resultados que poderão surgir. Com este projeto, além de produtos em plástico para estrutura, a Atex poderá ampliar seu portfólio, oferecendo soluções modernas para acabamento”, conclui Pedro Penna, diretor executivo da Atex Brasil.

 

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.