![transito](http://portaltribuna.com/portal/wp-content/uploads/2010/11/transito.gif)
Vereador também pede medidas para melhorar segurança nessas vias
O vereador Marquinho Fiorella (PP) reiterou, em pronunciamento na sessão da Câmara realizada na terça, a necessidade de a Prefeitura construir uma ponte sobre o Rio Atibaia ligando o João Aranha à do Parque da Represa e, assim, viabilizar o anel viário ligando aquela região da cidade à dos Núcleos, atualmente as mais populosas da cidade.
Com esse novo projeto, conforme prevê o presidente do Legislativo, teriam fim os congestionamentos registrados diariamente nos horários de pico da manhã, final da tarde e começo da noite nas vias no entorno da ponte do Atibaia, na Avenida José Paulino, que também têm reflexos negativos no trânsito da região central e acessos à região dos Núcleos, principalmente na rua São Bento. “Num desses dias acompanhei um engarrafamento de 40 minutos na São Bento, o que mostra que o problema é realmente grave e merece a atenção do poder público”, comentou o vereador.
Ainda segundo Fiorella, o projeto para construção de uma nova ponte ligando a região do João Aranha à do Parque da Represa, para acesso aos Núcleos, já estaria sendo analisado por órgãos ambientais quanto a eventuais impactos, de acordo com informação da Secretaria dos Transportes. “Espero que o projeto seja liberado o mais rápido possível para que a Municipalidade possa licitar a obra o mais rápido possível”, assinalou.
Nas últimas sessões legislativas do semestre, o presidente da Câmara vem apresentando diversas proposituras solicitando a viabilização do anel viário e medidas propondo a melhoria do trânsito nas principais vias da região do João Aranha.
“O fluxo de veículos na Avenida José Paulino e na Rua São Bento tem aumentado consideravelmente e, devido a esta situação, seria viável interligar a região do bairro João Aranha, através das Avenidas Fausto Pietrobom e João Aranha – Jardim Planalto, aos bairros Parque da Represa e Monte Alegre, com passagem sobre o rio Atibaia. Considerando que, desta forma, seguindo o plano viário do município, tal medida iria descongestionar as citadas vias de principal acesso”, propôs Fiorella no final de agosto.
Medidas de segurança
Na mesma época, o vereador sugeriu ao prefeito José Pavan Júnior (DEM) a realização de obras para melhorar a visibilidade e orientação dos motoristas, no cruzamento das Avenidas João Aranha e Fausto Pietrobom, no sentido Jardim Planalto – João Aranha, na altura do bairro Jequitibás, visando a diminuição de acidentes no local.
Já neste mês, Fiorella apresentou ao prefeito outras três indicações nesse sentido solicitando a realização de estudos para a implantação de melhorias e equipamentos visando oferecer mais segurança no trânsito tanto a motoristas como pedestres nas vias que devem integrar o anel viário.
Numa das proposituras, o vereador pede a instalação de proteção, tipo guard-rail, em toda a extensão do canteiro central das Avenidas Paulista, Fausto Pietrobom e João Aranha. Na outra, a implantação de fiscalização eletrônica nas Avenidas Paulista e Fausto Pietrobom. E, ainda, a sinalização de solo, implantação de radar, ou outras medidas de segurança para redução de velocidade dos veículos na Avenida João Aranha, nas proximidades do Supermercado DIA%, em ambos os sentidos.