Depois de uma reunião com todos os sócios nesta semana, ficou decidido que a Cooperlínia Ambiental do Brasil vai retornar gradualmente suas atividades, com devido sistema de segurança e higiene implementado para que todos os integrantes da cooperativa estejam seguros durante esse período. Segundo divulgado na página da Cooperlínia, ficou definido que as iniciativas são:
- Quarenta dos resíduos recebidos
Por um período de três dias o resíduo recebido ficará em quarenta, ou seja, nenhum integrante da cooperativa vai ter contado com esse material. Essa atitude tem como objeto sanar qualquer possibilidade de contaminação que possa existir em decorrência da permanência do vírus nos materiais recicláveis. - Grupo de risco afastado
Todos os integrantes que se enquadram no grupo de risco não retornarão ao trabalho neste momento. - Uso de EPI’s
A Cooperlínia já possuí um sistema rigoroso para uso de EPI’s, sendo uma das poucas cooperativas do Mundo a possuir o Sistema de Gestão Ambiental e ser certificação ISO 14.001. Ainda assim vamos reforçar o uso de tais equipamentos e intensificar as trocas de máscaras, uniformes e luvas conforme as orientações dos autoridades da saúde e vigilância sanitária. - Descarte de resíduos
Recomendamos a população descartar os resíduos para o rejeito, caso tenha alguma caso suspeito ou confirmado de COVID-19 em sua residência. Desta forma temos mais segurança para trabalhar.
“Essas são iniciativas que estamos tomando nesse momento para retornar as atividades com o maior nível de segurança e higiene possíveis, o tratamento de resíduos é um serviço essencial que dentro do Estado de São Paulo não foi determinado a suspensão, mas preferimos fazer a quarentena para preservar a saúde de nossos sócios”, consta a nota.
“Contamos com a colaboração da população quanto ao descarte de resíduos.”