
Projeto prevê instalação do primeiro ponto de abastecimento gratuito entre o final de julho e início de agosto no Posto Graal do quilômetro 67 da Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí
Uma parceria entre a CPFL Energia e a Rede Graal promete a criação de um corredor intermunicipal de postos que vai permitir que a viagem entre Campinas e São Paulo seja feita também com veículos movidos a energia elétrica.
O projeto prevê a instalação do primeiro ponto de abastecimento gratuito entre o final de julho e início de agosto no Posto Graal do quilômetro 67 da Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí, no sentido Campinas. Esse será o primeiro eletroposto público em uma rodovia no Brasil.
A ideia é expandir o serviço para outros postos de serviços da Rede, como o do quilômetro 56, da Rodovia dos Bandeirantes, também em Jundiaí, e localizada na pista que segue para a capital.
De acordo com a CPFL Energia, a parceria foi intermediada pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e vai funcionar como um “teste real” para analisar como o sistema de carregamento de veículos deve funcionar na prática. O eletroposto será ligado direto no medidor de energia do posto de serviços.
“A ideia é dar essa segurança pro usuário do carro elétrico durante a viagem e entender o impacto do eletroposto numa rede local de energia. A gente estuda como deve ser a operação dele no dia a dia e a relação com o usuário”, afirmou o coordenador de projetos de inovação da concessionária, Marcelo Gongra.
As unidades vão usar equipamentos que formam o chamado sistema de carregamento rápido. Ele permite que os veículos tenham 80% da bateria reabastecida em cerca de meia hora. Mais trinta minutos são necessários para que ela seja carregada por completo.
A princípio, poderão recarregar os carros elétricos fabricados com o plug tipo 2 (Menekes), instalados por montadoras como Renault, BYD e BMW – responsáveis por cerca de 60% do mercado. A empresa espera até o final do ano ampliar o uso dos eletropostos para os veículos produzidos por Nissan e Mitsubishi – estas fabricantes trazem de fábrica o plug tipo 1.
Segundo dados levantados pelo Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, automóveis que rodam a partir da combustão tem um gasto aproximado de R$ 0,19 por quilômetro rodado. Nos veículos elétricos, esse valor baixa para quase um quarto: apenas R$ 0,05.
Mais pontos de abastecimento
A CPFL Energia deve terminar até o final desta semana as obras de conclusão do eletroposto que será instalado em uma oficina no Jardim do Trevo, em Campinas. Outro ponto será colocado na sede da companhia e deve ficar pronto em no máximo duas semanas.
As duas unidades ficarão do lado de fora destes locais, o que vai permitir o abastecimento dos veículos sem a necessidade de entrada nos estabelecimentos.
O número de pontos de abastecimento também vai aumentar: de quatro em operação para até 30, incluindo os em parceria com a Rede Graal.
Eles também serão colocados em outros locais públicos como shopping centers e locadoras de carros. Projeções iniciais da concessionária apontam que o uso da tecnologia vai ampliar o consumo de energia entre 0,6% e 1,7% no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2030.
Nesta mesma época, a frota de carros elétricos pode chegar a um número entre 5 millhões e 13,3 milhões de unidades. Entre os beneficiados com a nova infraestrutura de abastecimento também estarão os dois táxis elétricos entregues no final do mês passado pela chinesa BYD e que serão testados na cidade.
A multinacional irá construir no município uma fábrica de ônibus elétricos, uma unidade para produzir painéis solares fotovoltaicos e um centro de desenvolvimento de tecnologia. Os investimentos são da ordem de R$ 21,2 milhões.
No total, 2.033 carros elétricos e híbridos foram licenciados no Brasil até maio, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)