
O IBP-Instituto Bíblico de Paulínia encerrou neste dia 3, a XI Semana Teológica. Durante três dias os alunos participaram de palestras com temas relacionadas às matérias que estão estudando neste segundo trimestre de 2015 na escola. Cerca de 60 alunos foram contemplados com as considerações a respeito dos temas: Finalidade da Pregação Bíblica; Uso e Costumes nos Tempos Bíblicos e Teologia Pastoral.
O professor e palestrante Gunar Berg de Andrade, foi o primeiro a discorrer o tema Finalidade da Pregação Bíblica. Ele fez duras críticas às práticas dos pregadores da palavra de Deus nos dias de hoje. Segundo ele, na busca por agradar as multidões, distorcem e manipulam os textos bíblicos segundo seus próprios interesses e não falam mais da cruz de Cristo. “Somos assediados a abandonar a pregação da cruz para agradar os ouvintes. Devemos pregar a mensagem exatamente como está na bíblia, simples e despretensiosa. Os ouvintes tem que sair do culto sabendo que são pecadores, que precisam de salvação. A tarefa do bom pregador é comunicar o evangelho de Jesus Cristo”.
Entre outros posicionamentos, o professor também considerou a realidade de muitas igrejas na atualidade, que são mais parecidas com uma empresa que visa o lucro, do que uma instituição que preza e zela pela vida espiritual de seus membros. “Muitas igrejas hoje são indústrias que enriquecem os pregadores e empobrecem à Igreja”, alertou Berg.
No segundo dia, o teólogo e professor Eliseu Lima expôs o tema: Usos e Costumes nos Tempos Bíblicos. A finalidade da temática foi informar o estilo de vida e hábitos dos escritores e personagens bíblico para uma melhor compreensão das escrituras. Entre eles, a agricultura, vestuário, economia, alimentação, habitação, adoração e outros. De acordo com o professor, muitas vezes, por causa dos costumes da época, há mensagens que ficam obscuras para quem não conhece a cultura daquele povo. Um exemplo apresentado por Lima foi o evangelho de Lucas, capítulo 22:10. “Neste texto, ao responder à pergunta dos discípulos sobre onde se daria os preparativos da Páscoa, Jesus os encaminha a um homem com um cântaro de água, naquela época, um homem com um cântaro de água seria facilmente notado, pois esse era um trabalho de mulher”, explicou.
Para encerrar, o diretor geral do Instituto e também presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém de Paulínia, pastor Edvaldo Bueno, ministrou sobre Teologia Pastoral. As considerações foram baseadas nas duas cartas do apóstolo Paulo, enviadas ao seu discípulo Timóteo. Na ocasião o apóstolo orienta e aconselha o jovem pastor a ser um verdadeiro e fiel ministro de Jesus. De acordo com o Bueno, em meio a tanta corrupção por parte da liderança da Igreja na atualidade, se faz necessário apontar e repudiar os ataques às sãs doutrinas ensinadas por Jesus. “Cada crente tem que saber defender sua fé, expor os ensinos com clareza e ousadia. Paulo foi enfático ao falar à Timóteo para cuidar da doutrina”, explicou ele. O diretor falou ainda que o pregador tem que se ocupar com a ordem de Jesus: “pregar o evangelho” e não genealogias infindáveis ou fábulas. “Temos que nos preocupar em ensinar o que é certo e não o que dá certo”, ensinou Bueno em combate à igrejas e pregadores que estimulam o crente a busca por riquezas materiais.
O Instituto
O IBP é uma escola de educação teológica mantido pela Igreja Assembleias de Deus Ministério Belém de Paulínia. Oferece cursos básico, médio e o bacharel em Teologia, além do CFO (Curso de Formação de Obreiros). Os interessados em participar devem procurar a Secretaria do IBP, pelo telefone (19) 3844-6067 ou pessoalmente no centro de Paulínia, na Avenida José Paulino, em frente a antiga rodoviária.