Início Esportes Cosmópolis se prepara para sediar 5ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

Cosmópolis se prepara para sediar 5ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

Reformas na pista atendem exigências da União Ciclística Internacional e padrões olímpicos

A pista de BMX em Cosmópolis ‘Rodrigo Custódio da Silva’ recebe no dia 29 a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. Cerca de 500 pilotos de todo o Brasil vão disputar aproximadamente 65 baterias. Os atletas, que vão de sete a mais de 50 anos de idade, estão divididos em 42 categorias masculinas e femininas, sendo que Cosmópolis será representada por 30 pilotos do Clube Cosmopolense de Ciclismo BMX.
O evento começa às 8 horas e tem entrada gratuita no Ginásio Municipal de Esportes ‘Antonio Damiano’, que recebe uma estrutura especial para o evento, incluindo praça de alimentação e banheiros extras. Durante os intervalos da competição, haverá a exibição de pré-bike com crianças.
A 5ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross é um evento realizado pela Associação Paulista de Bicicross (APBMX), com apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e do Clube Cosmopolense de Ciclismo BMX.

Reforma da pista após nove anos
Também no dia 29, Cosmópolis reinaugura boa parte da sua pista de bicicross. Após nove anos sem reformas, a pista está sendo completamente refeita e a inauguração oficial está agendada para 30 de setembro. Até lá, a pista deve receber a aplicação de um impermeabilizante para garantir maior durabilidade do circuito e obstáculos.
De acordo com o ex-atleta e empresário em Cosmópolis, Júlio Brustolin, que acompanhou de perto toda a obra, a pista local estava fora dos padrões oficias da modalidade, mas com a reforma, passará a atender as exigências e padrões da União Ciclística Internacional (UCI).
“As pistas e pilotos evoluíram muito desde a inclusão do bicicross/BMX como esporte olímpico em Pequim, em 2008. Por isso, os dirigentes e pilotos do Clube Cosmopolense de Ciclismo, principalmente o Lucas Amaral, o Biriu, iniciaram a reforma completa da pista em abril. Foram refeitos todo o circuito, todos os obstáculos, curvas e retas. Agora a pista apresenta toda a infraestrutura capaz de receber eventos regionais, estaduais, regionais e até nacionais, visto que ficou com excelente nível técnico. Além disso, tal reforma irá possibilitar uma maior aproximação da população local a praticar o projeto social Escolinha de Bicicross, na qual serão oferecidas aulas semanais a toda a comunidade de forma gratuita”, disse Brustolin, que é presidente do clube Paulínia Racing Bicicross, cuja pista passou pelo mesmo tipo de reforma há pouco tempo.