
Novos equipamentos com selo de eficiência energética poderão ser adquiridos nas lojas da Magazine Luiza
A CPFL Energia ampliou para mais sete cidades a abrangência do programa que permite que clientes da distribuidora adquiram geladeiras novas e mais eficientes com até 50% de desconto. A partir de agora Paulínia inclui o programa que proporciona que famílias com menos renda tenham aparelhos novos, que possibilitam economia de energia. Na região, Campinas, Americana, Sumaré e Valinhos também participam.
A ação Desconto Eficiente, faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) coordenado pela distribuidora em parceria com o Magazine Luiza, com o objetivo de incentivar um consumo menor e mais eficiente de energia. As empresas vão investir mais de R$25 milhões para oferecer 23 mil novas geladeiras do modelo Inverter das marcas Samsung e Panasonic, que consomem, em média, 45% menos energia em relação a um refrigerador novo convencional. Na área de concessão da CPFL, 81 lojas do Magazine Luiza estão participando do programa.
Para garantir o eletrodoméstico com o desconto, o cliente deve ir até a loja do Magalu participante e, no momento da compra, informar os seus dados cadastrais da CPFL. Na aquisição da nova geladeira, o consumidor deverá se comprometer a entregar o aparelho antigo que tem em casa, que será retirado na entre ga do novo refrigerador e encaminhado para reciclagem. Além disso, no momento da entrega do novo equipamento, ele deverá entregar cinco lâmpadas fluorescentes e/ou incandescentes, que serão trocadas por modelos com tecnologia LED, mais eficientes e econômicos. As lâmpadas usadas serão recolhidas pela varejista e devidamente descartadas.
Qualquer cliente com a conta em dia já terá 25% de desconto na aquisição. Os adimplentes que recebam a fatura mensalmente por e-mail ou optarem por cadastrarem a conta por e-mail terão 30% de desconto. Já os clientes que atendam os critérios anteriores e que tenham, ainda, a Tarifa Social de baixa renda receberão 50% de desconto.
Além disso, para cada geladeira adquirida, o projeto irá destinar R$50 para ONGs da sua área de concessão. Em São Paulo, a ação irá beneficiar as entidades Clube Amigo dos Deficientes, ONG Há Esperança, Instituto Flora Vida, Medicão, Associação Criança Feliz, Associação Mata Ciliar, Lar dos Velhinhos e Trilhos do Jequitibá.
Sorteio para a medição
Todas as concessionárias da CPFL participantes irão sortear um número de clientes que deverão participar do processo de medição do consumo de energia do equipamento antigo e novo. O objetivo é comparar, a partir de uma semana de medição, o consumo de um equipamento em relação ao outro.
Os clientes sorteados serão devidamente comunicados e a medição será agendada pela empresa Industria FOX, parceria do projeto. A ideia é que um equipamento instalado na geladeira possa aferir os consumos e, a partir disso, fazer as devidas comparações de eficiência.