As oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde de Paulínia iniciaram nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, a campanha de vacinação no município contra a meningite C. A vacina é gratuita e não tem contra indicação. Os pais devem apresentar a caderneta de vacinação.
Nesta primeira etapa, crianças com um ano completo e dois anos incompletos serão vacinados. Em novembro, bebês de três meses a um ano recebem a vacina. A Secretaria de Saúde espera que a campanha imunize aproximadamente 2.100 mil crianças.
As crianças com até dois anos são a faixa etária foco da campanha, pois apresentam maior grau de letalidade quando infectadas pela meningite do tipo C.
A vacina utilizada na campanha contra a meningite C possui reconhecimento mundial. Meningites são inflamações nas membranas que recobrem o sistema nervoso central, chamadas meninges. Podem ser causadas por vários microorganismos como bactérias, fungos, vírus e parasitas.
A meningite do tipo C é a mais perigosa entre os 13 sorogrupos da bactéria meningococo, um dos principais agentes causadores da doença.