Início Cultura Cultura inicia Projeto Cidadão Musical

Cultura inicia Projeto Cidadão Musical

O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira, 6 em coletiva de imprensa com o maestro e diretores da Orquestra Jovem das Américas

Roberto Ring, Maurício Muller, Juan Felipe Molano (maestro), Samuel Robles, Ilya Gringolts (violinista russo) e Mark Gillespie

 

A Secretaria de Cultura deu o primeiro passo para a concretização de um sonho da formação da Sinfônica Jovem de Paulínia. Para isso, o Projeto Cidadão Musical acaba de selecionar os 80 bolsistas que já nesta próxima semana começam a receber aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, os instrumentos de corda de uma Orquestra Sinfônica, e também de teoria musical e prática orquestral.
Roberto Ring diretor artístico do Concertos Paulínia, disse durante entrevista coletiva que foram 250 candidatos inscritos, todos eles de Paulínia e da Região Metropolitana de Campinas, desses 80 foram selecionados.
“ Entre os selecionados, 24 estão em um estágio mais avançado, o que garantirá a formação da Sinfônica Jovem de Paulínia, com a previsão de pequenas apresentações  ainda este ano”, explicou Ring. Ele acrescentou que não serão descartados os jovens que não foram selecionados. “Nós aproveitaremos o talento desses jovens na formação de coral. Eles terão aulas em um curso básico de musicalização”.

Os 80 jovens selecionados pelo ‘Projeto Cidadão Musical’ terão direito ao curso, com uso de instrumentos cedidos pelo projeto, para quem não os tem, e ainda ajuda financeira. As aulas começam na segunda semana de agosto, em horários ainda não definidos, em salas do Theatro Municipal de Paulínia.

O lançamento oficial do projeto aconteceu com a presença dos integrantes da Orquestra Jovem das Américas que fará apresentação neste final de semana em Paulínia.
São eles: o maestro colombiano Juan Felipe Molano, o violinista russo Ilya Gringolts, e Samuel Robles gerente de Projeto da Orquestra Jovem das Américas e Mark Gillespie diretor artístico da Orquestra