Início Paulínia Pavan responde perguntas do Censo 2010

Pavan responde perguntas do Censo 2010

Prefeito foi entrevistado por técnicos do IBGE no Paço Municipal

O prefeito de Paulínia José Pavan Júnior (DEM) foi entrevistado nesta quarta-feira, dia 4, no Paço Municipal, por técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010. O prefeito respondeu ao questionário básico com 20 perguntas. O secretário de Governo, Pedro Politano, acompanhou a entrevista, que aconteceu no Gabinete do Prefeito.
O Censo investiga temas sobre os domicílios e moradores do município. Informações sobre iluminação, abastecimento de água, saneamento e computador com acesso a internet serão levantadas pelos recenseadores. Já os moradores responderão sobre escolaridade, trabalho, renda, idade, cor/raça, deficiência, entre outros. “Recomendo que toda a população paulinense receba bem aos técnicos cadastrados pelo IBGE. Afinal de contas um censo como este mostrará a realidade do município de Paulínia, seu perfil econômico e social, além de proporcionar a elaboração e ampliação de políticas públicas”, acrescenta o prefeito.
O Censo 2010 tem como objetivo fazer uma espécie de retrato da população brasileira. As informações coletadas durante o Censo serão utilizadas no planejamento das políticas púbicas em nível nacional, estadual e municipal para os próximos dez anos e também servirão para tomadas de decisões da iniciativa privada sobre investimentos.
O Censo 2010 começou neste domingo (1º) e será realizado durante os próximos três meses em todo o país. Em Paulínia, 70 recenseadores do IBGE percorrerão aproximadamente 23. 321 mil residências divididas em 127 setores até o dia 31 de outubro, data prevista para conclusão dos trabalhos.
A supervisora do Censo 2010, em Paulínia, Francine Meray, lembra que o censo propicia um conhecimento mais fiel de como realmente é composta a população da cidade, onde “garante que as informações são de caráter sigiloso”, finaliza.
A maioria das perguntas do censo 2010 foi mantida, mas existem algumas perguntas novas. Entre elas, se as crianças de até dez anos têm registro de nascimento e se o cônjuge é do mesmo sexo. Também é novidade o questionamento sobre o tempo de deslocamento do morador da sua casa até o trabalho. “A informação permitirá avaliar quanto tempo às pessoas estão perdendo no trânsito em grandes centros urbanos”, destaca Francine Meray. Perguntas vinculadas as comunidades indígenas e portadores de deficiência são outra novidade.
Segurança
Os 72 recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme (colete e boné) com o logotipo do censo, equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula, RG e foto. A identidade do recenseador poderá ser confirmada por meio de ligação para telefone 3933-2636, das 8 às 17h.