Início Paulínia Curso “Aposentação” debate Geratividade

Curso “Aposentação” debate Geratividade

CIDADES - APOSENTAÇÃOO conceito de Geratividade associado às discussões da aposentadoria e na perspectiva de se buscar estratégias para a vivência a partir do não trabalho foi o assunto da professora e jornalista Marta Fontenele, doutoranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, para servidores municipais em processo de aposentadoria.

O terceiro encontro do Curso Aposentação, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Paulínia, aconteceu na tarde desta terça-feira, 19, no Salão Nobre do Paço Municipal.

Segundo a equipe do Departamento de Treinamento e Capacitação (DETC) da Secretaria de Recursos Humanos, o objetivo das palestras é valorizar o servidor e prepará-lo para o momento da sua aposentadoria; além de abordar durante os encontros questões como bem estar e qualidade de vida, que são um dos objetivos mais importantes.

Para a professora e jornalista Marta Fontenele, a Geratividade é um conceito da psicologia que entende a necessária transmissão e conhecimento e sabedoria para as próximas gerações. “Ser gerativo é ter consciência de passar o bastão de se doar paras as próximas gerações”, destaca a pesquisadora.

Ela explicou que quando a pessoa em fase de aposentadoria (idade adulta) não opta pelo comportamento gerativo, pode cair na condição da estagnação, o que pode levar a processos depressivos, ou adoecimentos como demências durante as etapas do envelhecimento.

Encontros

O Curso Aposentação contará com 13 encontros e as atividades e palestras são dirigidas por profissionais responsáveis por diferentes áreas do conhecimento, como gerontologia, terapia ocupacional e consultoria financeira, que visa a um envelhecimento mais saudável.