Nas últimas semanas, os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia participaram de várias atividades diferenciadas dentro da escola. A mais recente foi o Recreio Dirigido, que aconteceu dia 13 de abril durante o intervalo da manhã.
A iniciativa serviu para incentivar brincadeiras de resgate à infância, como pular corda, brincar de bolboquê, pega-varetas, jogos de tabuleiro e muitos outros. “Alguns alunos estavam tímidos e um pouco envergonhados, mas mesmo assim aderiram. A maioria dos alunos participou e gostou bastante”, disse Eloiza da Silva Honório, que junto com a também professora de Educação Física Giseli Bubenik Cajado, organizou o Recreio Dirigido.
Alguns professores se juntaram aos estudantes e também se divertiram durante o recreio. “Desejamos que tenha sido o primeiro de muitos encontros como esse. Com o aumento do uso da tecnologia, a cada dia que passa, as crianças brincam menos. Queremos despertar neles a vontade de se divertir sem a ajuda de um equipamento eletrônico, como computador, tablet e celular”, almejou Sandra Mara, coordenadora pedagógica do EFII.
Alguns dias antes, as turmas dos 6ºs e 7ºs anos tiveram aulas diferenciadas de Educação Física. O tema foi Esporte Adaptado. A professora Eloiza mostrou vídeos de diversas modalidades para os alunos e, em seguida, fez alguns exercícios práticos. “Na quadra, realizamos um circuito adaptado, envolvendo atividades para pessoas que têm deficiência visual. Os alunos praticaram o exercício em duplas, sendo que um deles estava com os olhos vendados. Eles se envolveram, adoraram a experiência e, ao final, relataram as dificuldades e diferentes sensações que sentiram por não poder enxergar durante alguns minutos”, contou a professora.
De acordo com a coordenadora Sandra, o objetivo da aula foi o de ampliar o conhecimento dos alunos, desmistificar alguns conceitos, incentivar a inclusão e trabalhar valores essenciais para a vida, como: cooperação, respeito ao próximo e superação.
Projeto Reconhecer-se
Além das atividades em sala e no intervalo, começou recentemente um programa extracurricular bastante interessante oferecido pelo colégio todos os anos. Trata-se do projeto Reconhecer-se, que estimula um espaço para o bem-estar emocional e social dos jovens, visando não só informá-los, mas também formá-los para se relacionarem de forma consciente consigo mesmo, com sua família e seu grupo social.
Durante o encontro, mediado pela psicóloga escolar e professora, Silvia Guimarães Barros, são esclarecidas dúvidas sobre vários assuntos pertinentes a idade. A coordenadora pedagógica Sandra explica que o espaço também é destinado ao fortalecimento da autoestima, do autoconhecimento e para a formação ampla de pessoas capazes de interagir no mundo e formular projetos de vida sabendo como concretizá-los.
Mesmo não sendo obrigatório, o projeto tem uma enorme adesão por parte dos alunos, que participam por livre e espontânea vontade.