Entrada Gratuita
Morte e Vida Severina, obra prima de João Cabral de Melo Neto, musicada por Chico Buarque de Hollanda, é a montagem de estréia dos alunos do Curso Livre do Departamento de Teatro da Secretaria de Cultura, na quarta-feira, 11 de maio, às 20h30min. No Theatro Municipal de Paulínia.
Considerado o mais belo poema dramático da literatura contemporânea, tema obrigatório dos vestibulares, “Morte e Vida…”é sem dúvida um dos espetáculos mais procurados não só para montagem dos principais grupos de teatro brasileiros, como também por professores e educadores, para apresentações aos alunos.
Mais que um Auto de Natal Pernambucano, Morte e Vida Severina mostra o regionalismo universalizante de João Cabral de Melo Neto. Severino não é apenas mais um retirante nordestino que deixa o sertão rumo ao litoral em busca de trabalho. O que ele procura é uma melhor expectativa de vida. Ele se recusa a se curvar e morrer tão cedo (“de emboscada antes dos vinte; de velhice antes dos trinta”). A esperança que o move é a esperança de vida. A busca de todos os homens, de qualquer parte do mundo. Entretanto, na sua trajetória, ele só vai deparando a morte. Morte pela violência, morte pela fome e miséria; morte pela luta de um pedaço de terra… Cansado de sua longa jornada, pensa em interromper a própria vida, mas o encontro com a primeira réstia de vida, numa criança franzina, nascida de sete meses, num casebre do mangue justifica-lhe o sentido e o faze repensar sobre a beleza de viver: “é belo porque corrompe com sangue novo a anemia; infecciona a miséria com vida nova e sadia. Com oásis o deserto…Com ventos a calmaria!”
“Morte e Vida Severina” tem a Direção Cênica e Musical de Rudah; orientação de Thiago Silva; preparação de elenco de Gisele Nunes; Claudio Lima; Marcos Brytto e Daniela Fischer e Supervisão Geral de Benê Silva. com Adair Mendes de Carvalho; Claudia Ferreira Santos; Deeh Rodriguez; Elizete Neves; Fabiana Amaral de Souza; Fernanda Galbiati; Josefa Joana Müller; Jussara da Rocha Marçal; Ivani Amorim; Michael Machado de Souza; Nadine Coz Barth; Paulo César Evans; Renata Evans; Sara Neves Teixeira; Andrea Splitt; Pamlea Angélica Gulgueira; Elias Nazaré dos Santos; Michele Boche; Robinson Roberto da Silva; Van Fernandes; Robson Ferreira; Helder Noronha e Tainã Henrique.
Morte e Vida Severina
De: João Cabral de Melo Neto
Músicas: Chico Buarque de Hollanda
Direção: Rudah
Montagem: Curso Livre do Departamento de Teatro
11 de Maio – Quarta-Feira – 20h30
Theatro Municipal de Paulínia
ENTRADA GRATUITA
CENSURA LIVRE