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Danilo Barros busca nos EUA modelo de formação para impulsionar Paulínia no cenário tecnológico

Em declarações após a visita, o prefeito enfatizou o caráter “muito produtivo” do encontro e detalhou os próximos passos para concretizar projetos educacionais ambiciosos para a cidade

A recente visita do prefeito Danilo Barros à sede da gigante de data centers Cloud HQ, em Washington, D.C., nos Estados Unidos, gerou expectativas e discussões sobre o futuro da formação profissional e tecnológica no município de Paulínia. O objetivo principal do encontro foi alinhar o plano de investimentos da Cloud HQ na cidade.

Em declarações após a visita, o prefeito enfatizou o caráter “muito produtivo” do encontro e detalhou os próximos passos para concretizar projetos educacionais ambiciosos para a cidade. A reunião contou com a participação de José Fraga, vice-presidente Executivo para América Latina da Cloud HQ, Brian Ohana, vice-presidente de infraestrutura da Cloud HQ, e Ricardo Di Giacomo, secretário-adjunto de Desenvolvimento de Paulínia.

Barros relembrou seus esforços anteriores em busca da instalação de uma unidade da Hitec (Escola Técnica Estadual) e da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), além de um Instituto Federal no município. Segundo o prefeito, a concretização desses projetos seria crucial para “treinar pessoas para trabalhar dentro” de empresas como a Cloud HQ, que está instalando uma unidade em Paulínia.

Um dos pontos altos da visita foi a obtenção do “modelo da grade dessas aulas” utilizadas na Cloud HQ, localizada na Virgínia. O objetivo, de acordo com o prefeito, é apresentar essa estrutura curricular ao Ministério da Educação (MEC) no Brasil. “A pessoa que me recebeu no MEC… eu quero voltar e entregar o modelo do estudo que eles têm aqui na Virgínia para que possa modelar, sendo que o Brasil está indo para esse ramo”, declarou Barros, referindo-se à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de tecnologia e data centers.

O prefeito também mencionou o contato com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçando a relevância de o Brasil não ficar “de fora” desse mercado promissor. Nesse sentido, Barros expressou o desejo de dialogar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e, se possível, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para apresentar suas ideias e buscar apoio para a implementação dos institutos de ensino técnico e tecnológico em Paulínia.

Ainda durante a visita aos Estados Unidos, o prefeito manteve contato telefônico com Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a quem enviou informações sobre a iniciativa. Segundo Barros, o secretário respondeu que já está “estudando esse mercado”. O prefeito finalizou suas declarações com uma nota de otimismo: “Espero que o Brasil saia na frente”.

 

CLOUD HQ

A Cloud HQ está investindo fortemente em Paulínia, construindo o maior data center do Brasil, localizado na estrada da Rhodia. O investimento total é estimado em US$ 3 bilhões e será realizado em duas fases, cada uma com a construção de três edifícios de 48 MW, totalizando uma capacidade de carga de TI de até 288 MW. Segundo a Fundação Seade, este investimento impulsionou significativamente a folha de investimentos do estado de São Paulo, representando cerca de um terço dos R$ 45,7 bilhões anunciados em todos os municípios paulistas. O campus de Paulínia é o primeiro projeto a obter autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para conexão ao Sistema Elétrico Brasileiro, o que eleva “significativamente a confiabilidade energética”.

A articulação do prefeito Danilo Barros em busca de parcerias internacionais e a apresentação de modelos de formação bem-sucedidos em outros países sinalizam um esforço para posicionar Paulínia como um polo de desenvolvimento tecnológico e capacitação profissional, alinhado às demandas do mercado global de data centers e tecnologia da informação. Os próximos passos, incluindo o diálogo com as esferas estadual e federal, serão cruciais para a concretização desses ambiciosos projetos educacionais.