Início Paulínia “Dentista do Bem” seleciona jovens para receber tratamento odontológico gratuito

“Dentista do Bem” seleciona jovens para receber tratamento odontológico gratuito

Em Paulínia, Dra. Larissa fará a triagem na escola Porphyrio
Em Paulínia, Dra. Larissa fará a triagem na escola Porphyrio

Pela terceira vez, Oral-B e o programa Dentista do Bem se unem em 12 países para recuperar a saúde bucal de crianças e jovens carentes com idades entre 11 e 17 anos

No próximo dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, a Oral-B e o programa Dentista do Bem realizarão a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, levando cuidados e atendimento ao sorriso de milhares de jovens de 11 a 17 anos. A ação acontecerá simultaneamente em cerca 300 munícipios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que mais de 60 mil jovens sejam triados nesse dia.
Em Paulínia, a triagem acontece na E.E. General Porphyrio da Paz, das 8h às 12h. Em Cosmópolis, a triagem será feita no Projeto Despertar, das 14h às 17h. O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico. “Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, afirma a dra. Larissa Tanikawa, voluntária da Turma do Bem (TdB), organização social que gerencia o Dentista do Bem.

Triagem

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. Em treze anos, mais de 500 mil jovens passaram pelas triagens da TdB, e 50 mil foram encaminhadas para tratamento.

 

Dentista do Bem

Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito.  Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 15 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa também está presente em Portugal e outros doze países da América Latina.
A seleção dos beneficiários é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Os dentistas voluntários atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo. Mais de 500 mil jovens passaram pelas triagens do programa e 50 mil já foram encaminhados ao dentista.