O descaso da Prefeitura com a manutenção do Parque da Amizade foi tema de reportagem exibida nesta quinta-feira, 22, a edição do meio dia do “Jornal da EPTV”.
O Parque da Amizade, localizado na região do Jardim Amélia, e inaugurado há quase três anos está apresentando problemas de conservação; além de não ter sido concluído totalmente, o que vem acarretando problemas para quem mora próximo do local e não pode usufruí-lo da melhor maneira possível.
O local, inaugurado em janeiro de 2010, no lugar de ser uma nova opção de lazer e de aplicação de cursos para a população, abrange cerca de 10 mil moradores que vivem na região, se encontra em estado de abandono, assim como vários locais, áreas e prédios públicos, está coberto de mato alto e também com o entorno do local servindo como depósito de lixo.
A área de lazer tem pontos com acúmulo de lixo, entulho e estruturas quebradas, o que tem sido alvo da reclamação dos moradores.
O complexo, que fica em uma área de 300 mil metros quadros remanescentes da Mata Atlântica, foi planejado para ter cinco praças de convivência, interligadas uma a outra através de uma pista de caminhada, mas desse total, somente três foram entregues.
O problema fica ainda mais evidente na área infantil, onde muitos dos brinquedos dos playgrounds estão destruídos; sendo que apenas um dos balanços está realmente funcionando, sem contar ainda o mato alto, que acaba prejudicando ainda mais o lazer das crianças.
A pista de caminhada que deveria ligar as praças nunca teve a construção concluída, e em vários pontos apresenta muita sujeira e falta de manutenção.
Os moradores chegaram a fazer sua parte, plantando flores no Parque, mas sem orientação devida, executaram a ação em um trecho onde deveria existir parte da pista de caminhada.
O secretário de Obras de Paulínia, Antônio Carlos Elias, chegou a ser ouvido pela equipe de reportagem e disse que a implantação do parque não está concluída. Apesar de a inauguração ter acontecido em 2010, a entrega efetiva do local para a população só teria acontecido em 2012, e que o prazo de conclusão final se daria em dois anos.
A repórter Cristina Maia, argumentou de que mesmo sem a área de lazer ser concluída, a Prefeitura não estaria fazendo sua parte devido a falta de manutenção.
A iniciativa privada investiu R$6 milhões para a construção do Parque com a manutenção sendo responsabilidade da Prefeitura.
Assista a matéria exibida pela EPTV na integra: http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-da-eptv-campinaspiracicaba/v/parque-inaugurado-em-paulinia-ha-pouco-tempo-esta-abandonado/2253255/