![bolsa](http://portaltribuna.com/portal/wp-content/uploads/2010/12/bolsa.jpg)
A Secretaria Municipal de Educação divulgou no dia 20 de dezembro, os nomes dos alunos contemplados para receberem a Bolsa de Estudos, um dos benefícios integrantes do Programa de Ação Social – PAS.
O benefício teve sua origem na criação da Lei nº 3.077/2010, que concede anualmente para o Ensino Superior – Bacharelado e Licenciatura: 300 bolsas anuais, sendo 90 parciais e 210 integrais. Ensino Superior – Tecnólogo: 400 bolsas anuais, sendo 120 parciais e 280 integrais. Ensino Médio – Técnico: 50 bolsas anuais no valor integral da mensalidade.
A criação da lei extinguiu o crédito educativo, isentando os alunos que o tinham, de devolver o valor pago, aos cofres públicos após a formação. No início do ano, ainda foram concedidos 200 créditos educativos. A criação da nova lei ocorreu em 3 de maio de 2010.
De acordo com dados da Secretaria, no total 740 pessoas manifestaram o interesse pela Bolsa de Estudos por meio do PAS, mas apenas 350 foram contempladas, pois muitos não compareceram ou não concluíram as inscrições, outros não estavam dentro dos requisitos exigidos pela lei, sendo um deles a exigência de moradia em Paulínia por 10 anos. Também houve desistências, já que muitos alunos começam o curso e então percebem que não existe afinidade com aquela profissão.
Apenas a cota de bolsa parcial de bacharelado e licenciatura foi totalmente preenchida, ficando com uma lista de espera de 80 alunos.
Os alunos que desejarem concorrer a Bolsa de Estudos no próximo ano poderão acompanhar as datas pelo semanário oficial.