João Pedro Maia estará no grid da Fórmula 4 FIA Argentina, em 2021, e vem mantendo os treinamentos em modalidades similares, no Paulista de Automobilismo
O piloto de Fórmula campineiro João Pedro Maia, de 15 anos, fez bonito ao competir na rodada dupla da 4ª etapa do campeonato de Fórmula Delta (FDelta), no último fim de semana, no Autódromo de Interlagos. Mesmo não conseguindo concluir a prova no sábado (28/11), por conta de uma colisão, no domingo (29/11) ele bateu o record da categoria na pista, chegando a ficar 7 segundos à frente do segundo colocado, liderou durante toda a prova, e só não foi o campeão da competição por enfrentar problemas no câmbio, a duas voltas do final, terminando na segunda posição. Maia manteve a liderança até a última curva, a metros da bandeirada.
João Maia elogiou o carro da FDelta e enalteceu a participação dele na segunda corrida, no último domingo.
“É um carro muito bem montado e distribuído, com motor potente. O fim da segunda corrida foi um pouco conturbado, mas muito bom, fui muito rápido no final de semana inteiro e me considero o campeão moral da segunda prova, mesmo tendo terminado como vice, por conta da quebra do câmbio”, ressaltou.
As provas da FDelta fazem parte do calendário do Paulista de Automobilismo. A categoria tem inspiração na F4 e estreou no campeonato em agosto deste ano, organizada pelo piloto e engenheiro Mauro Kern, para atrair a atenção dos kartistas que estão iniciando a transição para a modalidade. O carro possui motor Mitsubishi 2.0 de quatro cilindros, tem potência aproximada de 185 hp e é o primeiro no Brasil a oferecer a proteção do Halo, similar ao da F1.
Com o adiamento da temporada da Fórmula 4 FIA Argentina para 2021, Maia vem mantendo seus treinamentos em pista por meio da participação em competições similares, tendo competido com carros da Fórmula Vee, da F3, e agora, com um similar da F4, para se manter na ativa.
João Pedro Maia anunciou em janeiro que competiria na temporada 2020 da F4 Argentina. O primeiro teste na categoria ocorreu em dezembro de 2019 e o segundo em janeiro de 2020. Em ambos, ele foi o mais rápido. Mas, com a pandemia de Covid-19, a organização da F4 FIA Argentina não pode dar início à temporada 2020 e o campeonato foi adiado para o próximo ano.
O campineiro competiu na Fórmula Vee em 2019, sob a supervisão de Wilsinho Fittipaldi, quando sagrou-se campeão na classificação geral, campeão paulista e campeão da Fórmula Vee Júnior (para pilotos de até 19 anos). No kart, entre 2012 e 2018, acumulou inúmeras vitórias e mais de 20 títulos, entre os mais importantes o Sul-Americano e o Sul-Brasileiro de Kart.
Fora das pistas, o piloto vem mantendo sua preparação com uma rotina forte e frequente de exercícios físicos.