Início Destaques Equipe da Saúde vai ao São José ouvir os moradores

Equipe da Saúde vai ao São José ouvir os moradores

Esta é a primeira vez que a Secretaria da Saúde se reúne com os moradores do São José, considerado o bairro mais populoso de Paulínia, com 18 mil pessoas
A secretária da Saúde, Dra. Mônica Rosa Focesi e toda sua diretoria estiveram na  quinta-feira, 15, reunidos com os moradores do Bairro São José para discutir questões relacionadas à área da saúde.
Apesar de poucos moradores do bairro terem comparecido ao encontro, muitas das questões levantadas pelos presentes estavam relacionadas ao interesse de todos como a demora no agendamento de uma consulta com médicos de determinadas especialidades.
A secretária esclareceu que a média desse agendamento é de no máximo três meses, que é considerado um prazo razoável.
“ Hoje temos um médico para atender 330 pessoas, a determinação do Ministério da Saúde é um médico para 1.000 pessoas. O nosso atendimento está acima da média de todos os municípios do Estado de São Paulo”.
O mau atendimento realizado por um médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) do São José, também foi mais um das queixas relatadas por uma das moradoras.
O diretor das UBSs Mateus Tavares Felício, disse que vai averiguar a reclamação, e que serão tomadas as devidas providências caso realmente seja constatada a irregularidade.
Ele acrescentou que o número de prontuários ativos nas UBs é de 160 mil, sendo que a cidade possui atualmente de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 84 mil habitantes. “Esse número de prontuários corresponde ao dobro da população de Paulínia.
A Secretaria está realizando a atualização dos cadastros. Para isso, o morador deve ligar para o número 156, tendo em mãos os documentos pessoais e o número do cartão.
A cidade possui atualmente oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e centros de atendimentos específicos como a Saúde Mental Adulto e Infantil, Centro de Referência em Dependência Química, Centro de Geriatria, Centro de Oncologia, Centro de Terapia e Reabilitação, Unidade de Fisioterapia, Vigilância a Saúde-Epiedemiológica, Vigilância a Saúde- Sanitária, Vigilância a Saúde- Zoonoses.
A Secretaria conta com o trabalho de 1.350 funcionários, recebendo 15% do Orçamento total da Administração, cerca de 131 milhões, que são utilizados na manutenção da Saúde no Município.

A Dra. Mônica aproveitou para informar que a partir do mês que vem será implantado mais um canal de comunicação entre os moradores e a Secretaria de Saúde, com a criação da Ouvidoria SUS. Por meio dessa ferramenta, os moradores terão sua queixa formalizada seja por telefone ou e-mail. “A Secretaria da Saúde já responde os diversos questionamentos que chegam via e-mail da página da Prefeitura www.paulinia.sp.gov.br   além disso, as pessoas podem procurar a própria secretaria no Paço Municipal para levar as suas queixas”, explicou Mônica.
Durante o encontro outras informações foram divulgadas como a inauguração da primeira fase do projeto de modernização e ampliação do Hospital Municipal de Paulínia que inclui o Pronto-Atendimento de Urgência e Emergência, o Laboratório e o Centro de Radiologia.
Ao final do encontro, o diretor do Depto. de Odontologia, Dr. Márcio Donato de Lemos Rossato relatou sobre os atendimentos e os programas preventivos que estão sendo desenvolvidos em sua área.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro São José, Daniel Alves, disse que o encontro foi muito importante para que o diálogo entre a Administração e os moradores seja cada vez mais aberto e garantiu que outras reuniões como essa deverão acontecer nos próximos meses. “O ano passado tivemos o primeiro encontro com o secretário de Segurança Coronel Ronaldo Fontes Furtado, e depois com o secretário de Obras Antônio Carlos de Campos Elias e agora com a secretária Dra. Mônica Rosa Focesi, e já estamos preparando outras reuniões, contando sempre com o apoio de todos os moradores”, disse Daniel.
Também estiveram na reunião o vereador Custódio Campos (PT) e o secretário de Segurança Ronaldo Pontes Furtado.
Os diretores presentes ao encontro foram: Arnaldo Piva Jr.,  Sub-Secretário de Saúde, Dr. Márcio Donato de Lemos Rossato,  Diretor do Depto de Odontologia
Rita de Cássia Pigato Canova,  Diretora do Depto de Reabilitação
Tânia Mara Cunha Romano Capellini,  Diretora Técnica
Cibele Madureira e Souza Soalheiro de Moraes,  Diretora do Depto de Geriatria
Dr. Gilson Barreto, Diretor do Depto de Oncologia
Dr. Andrzej Wolski,  Diretor Técnico-Administrativo do Hospital Municipal de Paulínia
Dr. Ricardo Kalaf Mussi,  Diretor Clínico do HMP
Jurandir José Jorge Barreto,  Diretor da Assessoria Administrativa HMP
Dra. Eunice Retroz Bernardes,  Diretora do Depto de Vigilância em Saúde