Início Região Espaço Ação & Arte do Caco encerra curso piloto de artesanato

Espaço Ação & Arte do Caco encerra curso piloto de artesanato

O curso piloto aconteceu durante o mês de abril e ensinou técnicas de Patchwork e Pedraria em Chinelo

O Centro de Ação Comunitária (Caco) de Paulínia formou na última quinta-feira, dia 27, a primeira turma que participou dos cursos de Formação Profissional de Empreendedores para auto-emprego oferecidos pela entidade por meio do Programa Espaço Ação & Arte. O curso piloto aconteceu durante o mês de abril e ensinou técnicas de Patchwork e Pedraria em Chinelo. Ao todo, 17 mulheres receberam certificado de participação. 

As aulas foram ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, na sede do Espaço Ação & Arte. Élida Cleice dos Santos Silva, de 28 anos, já está colhendo bons frutos. Ela foi uma das participantes do curso e conta que já tem encomenda de chinelos para o Dia das Mães. “Já vendi chinelos com tecido que aprendi a fazer aqui e agora estou com encomenda para chinelos com pedrinhas”, comemorou. Élida se inscreveu no curso pensando em ajudar na renda da família, que em breve ficará maior. “Tenho três filhos e estou grávida, portanto, meu marido estava precisando de uma ajuda financeira”, afirmou.

Vanilda Souza Santos, de 46 anos, também viu no artesanato uma oportunidade de aumentar a renda familiar. “Não posso sair de casa para trabalhar, pois tenho um filho com necessidades especiais. Por isso vou trabalhar com artesanato, que posso fazer em casa mesmo”, explicou.

De acordo com a coordenadora técnica do Caco, Márcia Gonçalves Ribeiro, o Programa Espaço Ação & Arte surgiu justamente com esse objetivo de “contribuir para a qualificação profissional e geração de trabalho e renda da população”. 

O Espaço Ação & Arte foi criado este ano e visa ainda ampliar as ações do Projeto Clube de Mães, que desenvolve trabalho desde 1977 na entidade. Por meio de cursos, palestras, reuniões e oficinas, o Programa pretende informar e capacitar os beneficiários para as oportunidades de trabalho geradas pelo auto-emprego, por meio do artesanato voltado à moda e decoração. A sede do Programa fica à Rua Santo Pigatto, 67 – Centro. Informações: 3844-7682.