Início Meio Ambiente Estudantes participam da criação da logomarca do Parque do Cerrado

Estudantes participam da criação da logomarca do Parque do Cerrado

Trabalho conjunto envolveu três pastas da Prefeitura de Paulínia
Trabalho conjunto envolveu três pastas da Prefeitura de Paulínia

Alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Paulínia participam nesta quarta-feira, 25, do concurso para escolha da logomarca do Parque do Cerrado, localizado no bairro Cascata, região nordeste do município. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) e da Educação.

 O melhor trabalho será escolhido por servidores públicos das secretarias de Meio Ambiente, da Educação, da Cultura, de Turismo, de  Obras e Planejamento, acompanhados dos professores e diretores das escolas participantes. O anúncio acontece a partir das 9h no Auditório “Carlos Tontoli”, no Paço Municipal.

Quarenta alunos das escolas de ensino fundamental “Yolanda Tiziani Pazetti”, do bairro Jardim Flamboyant; “Prefeito José Lozano Araújo”, do bairro Santa Cecília; “Nelson Alves Aranha Neto”, do bairro Bom Retiro; “Professor Dr. José Dalmo F. B. de Mattos”, do bairro Morro Alto; “Prof.ª Maria Aparecida Caputti Beraldo”, do Jd. Planalto; “Sol Nascente”, do bairro Jd. Vista Alegre e “Profª. Odete Emídio de Souza”, do bairro São José, participam do projeto.

A escola e alunos ganhadores participam no dia 1º de junho, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Defesa, Desenvolvimento e Meio Ambiente, do plantio de 100 mudas de árvores nativas no Parque do Cerrado, que abrange área de 100 mil metros quadrados. A ação antecipa as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 6 de junho.

Cerrado

O bioma Cerrado, com base no Manual para Recuperação da Vegetação de Cerrado (DURIGAN et al., 2011), é o segundo ecossistema mais rico em biodiversidade do Brasil, pois possui fauna e flora riquíssimas e muitas delas servem como base para a alimentação humana, medicamentos, produtos de cosméticos, entre outras utilidades.

Este ecossistema é tão indispensável que foi recentemente incluído entre os destaques globais para a conservação. Os destaques são habitats naturais que correspondem a apenas 1,4% da superfície do planeta, onde se concentra cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo. Os serviços ambientais prestados pelo cerrado são fundamentais para a manutenção do solo, a regulação climática e o fornecimento de água.

[/mmtl-text][/mmtl-col][/mmtl-row]