Usuários do transporte urbano reclamam da falta de informações sobre horários e itinerários
Usuários têm encontrado dificuldades para utilizar o transporte público de Americana pela falta de informação sobre itinerários e horários em que os coletivos passam no Terminal Metropolitano e nos pontos da cidade. Atualmente, isso só é divulgado no site oficial da Sou Americana, do Grupo Sancetur, e não onde os coletivos param.
A reportagem esteve na semana passada no terminal para acompanhar a rotina dos passageiros e buscar informações sobre a linha para o Jardim Boer. Placas fixadas no terminal mostram os números das linhas, sem expor para qual lugar cada uma delas vai, nem horário previsto de chegada. As atendentes que trabalham nos guichês onde as passagens são vendidas também não sabiam informar sobre o destino.
Um funcionário do local argumentou que existe um fiscal responsável por tirar as dúvidas dos usuários. A reportagem ficou das 9h50 até as 11h no local e não encontrou esse profissional. Só foi possível saber quando o coletivo chegaria depois de perguntar para vários passageiros.
A pedagoga Maria Gabriele da Silva, de 25 anos, pega ônibus diariamente para ir ao trabalho. Na semana passada, porém, tinha consulta médica e teve problemas para achar o ônibus certo.
“Tem que ficar perguntando ou tentar adivinhar. Vou para a [Avenida] Cillos, não sei que hora vai passar. E o ônibus que eu estava quebrou”, disse à reportagem. O veículo, responsável pela linha Jaguari, apresentou problemas na marcha, o que fez com que os passageiros tivessem de aguardar por um carro reserva.
Situação parecida viveu o aposentado João Batista Barbosa, de 71 anos. Ele chegou ao terminal por volta das 11h pois precisava ir de ônibus até a Vila Santa Catarina e não sabia qual pegar. “Hoje mesmo eu tenho que fazer um exame às 15h e eu não sei nem que ônibus passa lá”, disse.
A prefeitura informou que, em dois momentos do dia, o terminal fica sem fiscais. Das 10h às 11h e das 19h às 20h, “pois nestes horários eles fazem a refeição”. Informou ainda que só a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) pode autorizar a colocação de banner ou placas com horários no terminal.
A EMTU informou que os horários e itinerários dos ônibus municipais estão disponíveis no site da Sancetur e que no caso dos metropolitanos essas informações constam no aplicativo da empresa.
“Levando em consideração as novas ferramentas tecnológicas, o Terminal Metropolitano de Americana não foi projetado com espaço para a instalação de placas ou banners informativos. A atualização manual desses dispositivos levaria tempo e comprometeria a confiabilidade das informações”, diz a EMTU.
O site www.souamericana.com.br disponibiliza rotas e horários dos coletivos, mas os usuários argumentam que não são todos que têm acesso à tecnologia. Nos pontos de ônibus também não existem informações sobre rotas.
A reportagem tentou tirar dúvidas sobre as linhas de ônibus através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. As mensagens enviadas via WhatsApp não foram respondidas e as ligações caíram na caixa postal.