Criado com a ideia de ser um evento diferente, onde a vergonha fica do lado de fora, organizado para que qualquer um tenha uma experiência diferente, preparado para aguçar os cinco sentidos. Assim é o Forró no Escuro, que chega ao aniversário de 10 anos e comemora a edição especial no Brasuca, em Barão Geraldo, distrito de Campinas.
Com o slogan ‘10 anos de puro amor’ a festa é uma celebração ao viver como se quer, liberando seus desejos, já que no escuro as pessoas se sentem mais livres sem medo de julgamentos, como explica o idealizador da festa, Diego Leandraujo. “O Forró no Escuro é diferente, nasceu para desmistificar paradigmas da sociedade, tendo como valor central os desejos, que são aguçados pelo escuro, onde cada um pode dançar como quiser, ir vestido como quiser e preocupar-se apenas em ser feliz, rompendo barreiras.”
Uma das principais características é a pintura neon, oferecida de graça por um artista que pinta o rosto de homens e mulheres dispostos a estimular o sentido da visão. Há também um delicioso shot abre-caminhos, que é um drink servido na porta de alguma bebida brasileira, que acorda o paladar. O olfato é surpreendido com delicioso aroma de incenso que queima pelo salão, enquanto a audição se abre para repertórios diferentes, escolhidos a dedo. E o tato fica por conta daquele abraço apertado e do chamego de uma dança aconchegante que faz abrir até os poros de quem se entrega.
Além disso, a festa ainda ficou famosa por ter intervenções artísticas fora do palco, sempre escolhe artistas independentes, cheios de identidade e bagagem cultural diferenciadas para os shows.
O Forró no Escuro começou em Campinas, mas já passou por Bragança Paulista, São Paulo, Atibaia, Ilha Bela, Nova Odessa, Americana, Piracicaba e teve até uma edição especial em São Thomé das Letras/MG.
Para a edição ‘10 anos de puro amor’ sobem ao palco o Dj Bicho Grilo, de Campinas, a sanfoneira Nanda Guedes, que irradia irreverência e estilo, a cantora revelação de forró, Valentina, e a banda Flautins Matuá, que é uma das primeiras formações representantes do pífano no sul do Brasil.
Os ingressos estão à venda neste link: https://www.sympla.com.br/evento/forro-no-escuro-ed-puro-amor-10-anos/1724634 e custam a partir de R$ 25 (mais taxa) e na portaria a entrada é de R$ 40.
Nanda Guedes
Diretamente de Iguatú/CE para São Paulo, Nanda Guedes iniciou seus estudos ao acordeom, que se tornou seu principal instrumento. Agora com 15 anos de experiência dentro do mundo da música já tocou em vários estados do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Brasília e Bahia, acompanhando as mais diversas bandas como Trio Ipanema, Raízes do Sertão, Trio Nordestino, Trupe Trupé e outros.
Em janeiro de 2016, deu início ao seu primeiro projeto autoral intitulado “Me leva que eu vou” o projeto tem como base o resgate de ritmos da cultura popular brasileira em uma mistura inusitada de maracatu, coco, ijexá, samba matuto, forró pé de serra, maculelê e rock.
Busca uma base mais contemporânea unindo os acordes melodiosos da sanfona com a distorção pesada da guitarra e swing da percussão.
O grupo Flautins Matuá há 17 anos vivencia e se inspira no universo poético popular brasileiro, apresentando em suas criações artísticas a sonoridade dos instrumentos tradicionais (como a viola caipira, diversas percussões, e principalmente, os pífanos), os ritmos e a corporalidade presentes na cultura popular do Brasil e do mundo, além das influências musicais de diversas linguagens, da presença cênica e da interatividade com o público.
Em sua trajetória, a banda foi contemplada em mais de 10 prêmios de fomento às artes, realizou 2 turnês europeias, apresentou seus espetáculos em diversos festivais e centros culturais pelo mundo afora, conduziu dezenas de oficinas culturais de formação de público, produziu diversos eventos de difusão da cultura popular e fizeram parcerias com grandes mestres da música e da cultura brasileira, como Chico César, Carlos Malta, Banda de Pífanos de Caruaru, entre outros, sendo um dos primeiros grupos representantes do pífano no sul do Brasil.
A uruguaia Valentina Guillén ganhou o Primeiro Lugar no Festival Forró da Lua Cheia de 2022. Atualmente ela mora em São Paulo e é apaixonada por forró e a cultura nordestina. Começou a cantar em 2017, na banda Sarrabulho, enquanto cursava matemática na Universidade de São Paulo. Com eles, se apresentou em lugares como Sesc, Remelexo, Carioca Club e Centro de Tradições Nordestinas, por exemplo.
Em novembro de 2021, lançou seu primeiro EP solo, o “Sonho Bom”, e com ele conseguiu explorar o forró com a sua visão artística, buscando músicas com letras positivas e que exaltam a mulher em sua melhor forma: livre. Em 2022 ganhou o prêmio de melhor cantora de forró, do Forró da Lua Cheia, maior festival multicultural do Brasil, que chegou a edição de Nº 30.
Com referências que vão de Zé Ramalho à Mariana Aydar, Valentina Guillén traz para seu show, músicas dançantes como Galope Rasante, Capim do Vale, Triste, Louca ou Má, entre outras, e músicas autorais que transmitem leveza, amor e transitam entre o regional e o urbano, o tradicional e o contemporâneo.
Serviço:
Forró no Escuro – 10 anos de puro amor
Quando: 30 de setembro, sexta-feira, a partir das 22h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/forro-no-escuro-ed-puro-amor-10-anos/1724634
O Brasuca fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo, Campinas/SP.