A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, lançou no último dia 18 de maio a Campanha do Agasalho 2024 “O Amor Aquece e o Carinho Acolhe”. O evento foi realizado no Buffet Imagem Campestre e contou com mais de 300 participantes.
Dentre as atrações, o destaque ficou por conta da apresentação da nova mascote da Campanha. Também fizeram parte da programação, a dança com alunos do Departamento de Dança da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos, a apresentação do aluno Erick Andrade, da Clínica Escola de Educação Especial Luz e Arca dos Sonhos, e o show com a dupla Júlio e Gustavo.
“Nesta noite, estamos plantando mais uma semente, que será germinada e trará muitos frutos para as famílias em vulnerabilidade social da nossa cidade. Como vocês já perceberam, o frio chegou e com ele vem a nossa responsabilidade de garantir calor a essas famílias”, afirmou Fernanda.
A presidente do Fundo Social destacou ainda a importância de atender essas famílias com carinho e respeito. “Nossa Campanha atende com dignidade de todos aqueles que por ela são beneficiados. Só repassamos para essas famílias roupas em bom estado, e só doamos aquilo que também usaríamos”, completou.
O lançamento da Campanha do Agasalho contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Paulínia, Du Cazellato, o presidente da Câmara, Edilsinho Rodrigues, vereadores e secretários municipais. Também estiveram presentes comerciantes, empresários e representantes de entidades assistenciais do município.
A Campanha
Com o lançamento da Campanha do Agasalho, diversos pontos de arrecadação já estão sendo espalhados pela cidade, principalmente em comércios, indústrias, prédios públicos e escolas. As arrecadações serão realizadas até o dia 28 de julho e a distribuição dos donativos para a população terão início na primeira quinzena de junho.
“E este ano vamos inovar e levar a Campanha do Agasalho para bairros estratégicos da cidade. Nosso objetivo é facilitar o acesso da população e fazer chegar os donativos para quem mais precisa”, explicou Fernanda.
Também, com o apoio das entidades do município, serão oferecidas diversas oficinas, como de culinária, customização, além de serviços gratuitos como corte de cabelo.
“A cada ano, estamos ampliando a nossa Campanha e isso só está sendo possível, graças a rede de apoio e união que formamos juntos, com a ajuda de todos vocês”, ressaltou a presidente.
Balanço
Em 2023, A Campanha do Agasalho beneficiou 3.164 famílias, com a doação de 39.677 peças de roupas e 2.281 cobertores.
O Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade é presidido desde 2019 pela primeira-dama, Fernanda Cazellato, que vem promovendo um trabalho efetivo de auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade social, com a realização de cursos e oficinas.
Especialmente no período de pandemia, o trabalho do Fundo Social mostrou-se indispensável para auxiliar famílias que passavam por necessidades, incluindo moradores de rua.
Somente no ano passado, foram distribuídos pelo Fundo Social, 3 mil cestas básicas, 5.180 vales alimentação e 5.227 vales gás. Além disso, mais de 100 mulheres foram atendidas em oficinas de aprendizagem e 52 participaram de curso de capacitação realizado em parceria com o Sebrai e o Senai.