Maioria das pessoas em situação de rua deixaram de ir ao Ginásio assim que a temperatura subiu ou quando foram encaminhadas para destinos diversos
Desde o início de Julho, período que o inverno esteve mais intenso, que as Secretarias de Promoção Social, de Esportes e Segurança Pública estão mobilizadas para abrigar os moradores em situação de rua de Cosmópolis. Voluntários e instituições da cidade também ofereceram a solidariedade nessa corrente do bem.
Doações de alimentos, agasalhos, colchões começaram a chegar. Pessoas foram para o Ginásio para ajudar a preparar a alimentação oferecida para aqueles que concordaram em se abrigar no Ginásio.
As doações foram mais que suficientes e o excedente foi encaminhado para os Centros de Referência de Assistência Social (CREAS e CRAS) do município. Neste período, aproximadamente 200 marmitas foram servidas para os moradores dentro e fora do Ginásio. Mais de 30 colchões foram doados.
Muitas Igrejas de Cosmópolis e até de cidades vizinhas entraram nesse movimento de solidariedade. Duas pessoas abrigadas no Ginásio concordaram com internação em casa de recuperação na cidade de Jaguariúna. Outras cinco, pediram passes para destinos diversos como Campinas, São Paulo e Artur Nogueira. Uma família de Holambra resgatou um parente que estava em situação de rua em Cosmópolis e pelo menos três moradores conseguiram vaga de trabalho e se instalaram em local próprio.
“Fico feliz que um ato que inicialmente foi de solidariedade e ajuda humanitária tenha desencadeado um processo de encaminhamento da maioria das pessoas em situação de rua. Ainda assim, o Ginásio de Esportes continuará à disposição para abrigar aqueles que precisarem durante o período de inverno”, disse o prefeito José Pivatto.