Nova ferramenta disponibiliza mais de 60 serviços públicos pelo celular, de forma que os cidadãos não precisem sair de casa para ter as solicitações atendidas
O Governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (6), o lançamento do aplicativo ‘Poupatempo Digital’. A ferramenta é gratuita e possibilita que cidadãos de todo o Estado acessem mais de 60 serviços públicos diferentes pelo celular, sem necessidade de deslocamento a um posto físico. A disponibilização do app é mais uma medida do Governo de São Paulo para atendimento aos cidadãos no enfrentamento à pandemia do coronavírus.
“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo. Agora, mais de 60 serviços são feitos integralmente, de forma rápida e gratuita, pelo celular. Você não precisa e não deve sair da sua casa”, disse o Governador João Doria.
O ‘Poupatempo Digital’ garante acesso a mais de 40 serviços online disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.
Como novidade, ainda há 25 novas opções exclusivas para o app. Dessas, 17 já podem acessadas, como, por exemplo, a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar. A partir da próxima semana, estarão disponíveis oito novos serviços, tais como a Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões e consultas e CFC e ECV, do Detran.SP, entre outros.
O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos dos sistemas Android e iOS. Ao baixá-lo é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha. O ‘Poupatempo Digital’ será o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, autenticador desenvolvido para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para acessar serviços do Estado.