
O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, lançaram nesta terça-feira (04) o programa Meu Emprego – plataforma que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. O site disponibiliza também um sistema para registro de demandas de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender as necessidades atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. Pela primeira vez, o governo estadual irá oferecer cursos de qualificação profissional para Pessoas com Deficiência (PCD) e egressos do sistema prisional.
Neste ano, também, serão abertas 26,5 mil novas vagas em todos os cursos de qualificação oferecidos pelo Estado, um aumento de 25% em comparação com o total de vagas disponibilizadas em 2018 (de 103,5 mil para 130 mil oportunidades).
“Pela primeira vez, vamos oferecer cursos de qualificação profissional específicos para PCDs e egressos do sistema prisional. Estamos trabalhando para que a gente possa expandir ainda mais as vagas para os próximos anos. Temos uma demanda reprimida bastante grande e precisamos todos trabalharmos juntos”, afirmou a secretária Patricia Ellen.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma http://www.meuemprego.sp.gov.br, que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população. A inovação do portal também se destaca ao criar um sistema para registro de demandas de cursos pelas por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a Pasta avaliará a oferta de qualificação para cada região.