UNIFLOR vai atender todas as lojas de varejo de materiais de construção do Grupo Floriano: Paulicenter e Paulivip em Paulínia, Cidade Nova e Nova Matão em Sumaré e Novis em Campinas
O Grupo Floriano, associado a Rede Construvip, lançou na terça-feira, dia 1º de outubro, a UNIFLOR, primeira universidade corporativa no ramo de materiais de construção civil na RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Cerca de 250 colaboradores participaram do evento e serão os primeiros alunos dos 50 cursos oferecidos em parceria com a Universidade Anamaco – Academia de Vendas. O objetivo é capacitar o grupo para gerar valor aos clientes e manter os talentos da empresa. “Estamos investindo na especialização dos nossos colaboradores e queremos, no futuro, estender essa formação para seus familiares”, adianta Wellington Braga Floriano, um dos responsáveis do Grupo Floriano.
De acordo com o consultor de gestão organizacional do grupo, Clenio Casarin, o pioneirismo da UNIFLOR é um marco no ramo de construção. “A universidade faz parte de um plano estratégico de crescimento, mas com alicerce na criação de habilidades e competências dos próprios funcionários. Nós vamos formar e reter talentos”, reforça.
“Estamos orgulhosos de ter em nossas lojas, nosso próprio programa de qualificação. É muito importante que todos os nossos colaboradores cresçam junto com a gente”, comentou o fundador do grupo, Jairo Floriano.
O lançamento da UNIFLOR contou ainda com o testemunho sobre a criação da universidade corporativa na área de Tecnologia da Informação com o CEO da CISS, Gilson Tedesco, além da apresentação dos cursos da Anamaco, com o diretor de formação profissional, José Carlos Araújo. Ao final, os colaboradores participaram do sorteio de brindes e jantar.
Cursos começam em outubro
As aulas da UNIFLOR são gratuitas aos colaboradores do Grupo Floriano, começam já em outubro e terão duração de seis meses. No total, são 50 cursos divididos em seis níveis, abrangendo as áreas de vendas, sistemas de construção, formação de equipes e estruturação física das lojas. O programa prevê aulas online e presenciais com profissionais de diversos ramos relacionados à construção civil.
“A maior parte do curso é disponibilizada pela Internet e será feita, preferencialmente, durante o horário de expediente nas salas das próprias lojas. Se o colaborador preferir, poderá fazer as aulas em casa, pois a plataforma online ficará disponível para acesso em qualquer local”, explica o gestor Casarin.
De acordo com o representante da Anamaco, José Carlos de Araújo, empresas que investem na formação de funcionários crescem em média 20% em vendas. “Para o cliente, o atendimento é muito melhor. Para os colaboradores, além da qualificação profissional, representa melhoria na performance comercial. Já para a empresa, é crescimento, o que gera mais emprego e renda para a própria cidade”, diz.
Segundo dado da Anamaco, a RMC tem cerca de 1,6 mil lojas de materiais de construção, das quais, 98 estão em Paulínia, 203 ficam em Sumaré e 1299 estão em Campinas. “Hoje, o mercado é de quem é ágil e se destaca. O Grupo Floriano, com a UNIFLOR, deu um passo a frente”, avalia.
A expectativa do mercado é de que o ramo de construção civil cresça cerca de 4,3% em 2013.