Início Cultura Grupo Orsa apoia exposição do artista Thiago Cóstacks em comemoração ao Dia...

Grupo Orsa apoia exposição do artista Thiago Cóstacks em comemoração ao Dia Mundial da Terra

Uma grande manifestação em homenagem ao Dia Mundial da Terra aconteceu nesta quinta-feira, 22, a SOS Terra 2010, que abre a megaexposição de mesmo nome assinada pelo artista plástico Thiago Cóstackz. Apoiada pelo Grupo Orsa, a mostra permanecerá no Shopping Center 3 até o dia 25 de maio, seguindo depois para o Shopping Mueller, em Curitiba.
A mostra reúne um conjunto de obras do artista, entre elas a escultura SOS, medindo 5m X 3m em madeira certificada FSC; a Onça Pintada e a Sapos Coloridos da Amazônia, cada uma com 2,30m X 1,5m. Com 10m, a escultura Cobra Papagaio deverá chamar a atenção do público que passar pelo local, assim como fotos de body art dos animais em extinção pintados no corpo do próprio Cóstackz.
Na noite de quinta-feira, das 20h00 às 23h00, um painel gigante (25m X 17m), intitulado A Grande Mãe será projetado na fachada do Shopping Center 3. “A principal mensagem dessa iniciativa é conscientizar a população para as espécies em extinção e as catástrofes climáticas, além de alertar para a situação do planeta através da arte, mostrando a flexibilidade de matérias-primas inteligentes utilizadas na exposição, porque tudo foi ecologicamente pensado”, explica o artista.
O Grupo Orsa, uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, participa da exposição como um dos apoiadores do evento, ao lado de marcas como a Puma Sports, reiterando seu compromisso com as questões ambientais e sociais mais relevantes para o planeta.
Parceria
Como parte de seu apoio ao evento, o Grupo Orsa forneceu 40 lixeiras e 200 banquinhos de papelão ondulado reciclado pós-consumo, em consonância com os materiais escolhidos por Cóstackz para a exposição, em que o artista usou madeiras FSC, tecidos eco com pó de metal inutilizado e tintas à base d’água.
“Considero a parceria com o Grupo Orsa muito importante porque este é referência em manejo florestal, além de ser reconhecido pela responsabilidade ambiental e social”, explica o artista. “Sempre me associo a empresas que estejam alinhadas à sustentabilidade, priorizando a união com marcas como Puma, Hugo Boss e, agora, o Grupo Orsa.”
Durante a mostra, camisetas de malha PET e algodão reciclado da Puma Sports, com estampas dos animais em extinção, estarão à venda a R$ 39,90. Parte da arrecadação será destinada a ações de reflorestamento na Serra da Cantareira.
“A SOS Terra 2010 é um exemplo do que pode ser feito para conscientizar a população sobre a urgência de socorro ao planeta. Não queremos ter um discurso ‘ecochato’, mas mostrar soluções de sustentabilidade e como a sociedade pode escolher e encontrar as empresas responsáveis ambiental e socialmente”, defende o artista.
O Grupo Orsa e a sustentabilidade
A Orsa Florestal, uma das empresas do conglomerado, é responsável pelo manejo de 545 mil hectares na Amazônia, onde são aplicadas técnicas de operação de baixo impacto para o meio ambiente, produzindo madeira tropical serrada e beneficiada 100% FSC a partir de 20 espécies nativas comerciais. Recentemente a empresa foi citada como case exemplar pela FAO (Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação).
Outra companhia do Grupo, a Jari Celulose, Papel e Embalagem, é a única fábrica de celulose do Brasil e a primeira no mundo a ter certificação 100% FSC para toda a cadeia de custódia e uma das raras companhias com área total plantada com certificação ISO 14001. A divisão de Papel e Embalagem foi pioneira em certificação FSC para a produção de papel reciclado pós-consumo e figura como a segunda maior indústria do setor no país.
Junto à visão ampliada da sustentabilidade – filosofia sobre a qual foram construídas as empresas do Grupo – o compromisso com o efeito dos negócios em toda a cadeia econômica, social e ambiental se fortalece por meio da destinação de 1% do faturamento bruto de suas empresas à Fundação Orsa. Empresa social do Grupo, a Fundação desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, garantia de direitos humanos, meio ambiente, cultura e geração de emprego e renda. Até 2009, o valor desses investimentos somou R$ 150 milhões.
.:SERVIÇO:.
SOS TERRA 2010
Shopping Center 3 – Av. Paulista, nº 2.064 – São Paulo – SP
22 de abril a 22 de maio
Shopping Muller – Av. Cândido de Abreu, 127 – Curitiba – PR
25 de maio a 27 de junho