
Este ano, a frota da GCM foi renovada com a chegada de 69 viaturas novas, incluindo 6 motos e 8 furgões adaptados para bases comunitárias móveis, fato inédito na história da corporação
A Guarda Civil Municipal de Paulínia completou em dezembro 42 anos de atividades. Ela foi criada em 1980, na gestão do prefeito Geraldo José Ballone, por meio da Lei Municipal Nº 714, de 23 de dezembro daquele mesmo ano.
A corporação faz patrulhamento nas ruas, ajudam na segurança patrimonial e também na prestação dos serviços públicos. Além do patrulhamento, a Guarda Municipal tem uma equipe especializada, a Romu (Rondas Ostensivas Municipais), e também equipes de agentes de trânsito.
A GCM se tornou referência na atuação em programas e na formação de seus agentes e técnicas de policiamento comunitário e preventivo. Hoje, prepara todos os agentes do efetivo permanentemente e recebe outras forças policiais para capacitação.
Este ano, a frota da GCM foi renovada com a chegada de 69 viaturas novas, incluindo 6 motos e 8 furgões adaptados para bases comunitárias móveis, fato inédito na história da corporação.
Em agosto, Paulínia passou a ser monitorada por câmeras. O objetivo da Central de Monitoramento Integrado (CMIP) da cidade é reduzir a criminalidade.
O governo Du Cazellato também vai construir um novo prédio para a GCM.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), a nova sede de três andares será construída ao lado da atual que, depois de demolida, abrigará o estacionamento, área de convivência e o Canil da corporação.