Bailarina cubana é homenageada durante evento no Theatro Municipal, dia 31 de julho
O mundo da dança comemora este ano o 90º aniversário de vida da bailarina de Cuba, Alicia Alonso, com muitas homenagens nos principais templos desta arte, como a Ópera de Paris e o Teatre Ballet de NY, entre outros.
No Brasil, a II Gala Pas de Cuba celebrará a data com um Tributo à grande diva do ballet cubano, no dia 31 de julho, no Theatro Municipal de Paulínia, às 20hs, um dos mais importantes do interior do Estado de São Paulo, com capacidade para 1300 lugares. A Gala Pas de Cuba é resultado de um curso intensivo de inverno, com o mesmo nome, o único no país, ministrado por mestres do Ballet Nacional de Cuba, que se realiza anualmente no mês de julho, na cidade de Campinas.
O II Pas de Cuba reuniu este ano mais de cem bailarinos provenientes de vários estados brasileiros, além de São Paulo, como Ceará, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Minas e Distrito Federal. E mais uma vez, o Pas atraiu alunos do exterior, como da School Dance, Arts e Musica of Norwalk e Joffrey Ballet School, ambas de NY. Foram mais de 50 academias de ballets representadas no curso.
Além do curso, aconteceu também uma aula laboratório de ballet clássico com alunas do departamento de dança da Secretaria de Cultura de Paulínia, com o objetivo de avaliar como as crianças reagem ao método. A aula foi ministrada pela bailarina e professora Carolina Alonso e supervisionada pelo mestre convidado do evento, Roberto Rosa. “Foi uma experiência bastante importante para as crianças”, diz a diretora do departamento de dança de Paulínia, Roselita Beraldo.
Realizado pela Perfil Produções, o evento conta com a presença do bailarino principal
do BNC, Félix Rodríguez, do também professor da Escola Nacional de Ballet de Cuba, Miguel Rodríguez, e da ex-bailarina Sahylly Prasmanes, que por dez anos atuou naquela conceituada companhia cubana, além do mestre Roberto Rosa, do Centro Pro Dança de Cuba.
O tributo a Alicia Alonso reunirá trechos dos principais ballets de repertório dançados por ela, ao longo de toda sua carreira, tendo como ponto alto o ballet Giselle, que a projetou mundialmente, na década de 40.
Para homenagear sua mestra maior, Félix Rodríguez, que há décadas convive e acompanha Alicia Alonso em todas as turnês da companhia, fez uma releitura da bela coreografia, criada por ela, para a Sinfonia de Gottschalk “A Night in the Tropics”. Este ballet de extrema graça e beleza já foi visto em várias capitais européias e encantou o público brasiliense, quando apresentado na capital federal do país, na última passagem do BNC pelo Brasil. Com elementos musicais da cultura caribenha, esta sinfonia despertou em Alicia o desejo de coreografá-la e o fez com grande maestria. Louis Moreau Gottschalk é muito conhecido em nosso país por sua bela composição a Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro.
Para a noite de gala foram convidadas as principais autoridades cubanas em nosso país, como o Embaixador Carlos Rafel Zamora Rodriguez e o Cônsul geral de Cuba, Lázaro Méndez Cabrera, além de autoridades brasileiras.
“A homenagem não seria completa – explicou Bernadete Faria, promotora do evento – se o espetáculo não fosse de portas abertas, ou seja, entrada franca, para que o maior número possível de pessoas tenha acesso a esta arte tão popular naquela ilha caribenha e ainda muito distante do cotidiano de nós brasileiros.”
.:Serviço:
Theatro Municipal de Paulínia
Endereço: Av. Prefeito José Lozano de Araujo, 1551
Tel.: (19) 3933-2140
www.culturapaulinia.com.br
II Pas de Cuba
Data: 31 de Julho
Horário: 20hs
Classificação etária: Livre
Duração: 1h15
Gênero: Ballet
Entrada Gratuita