Nesta sexta-feira, 21, das 7h às 12 horas, acontecerá a primeira edição da coleta de Sangue 2011 no Hospital Municipal de Paulínia. A partir das 7 horas começa a distribuição de senhas e cadastro inicial, e às 8h30 a equipe do Hemocentro começa a chamar para o processo de doação de sangue. Após a doação, todo doador recebe um kit lanche com: um sanduiche, uma maçã, um leite e um suco longa vida.
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado (evitando refeições gordurosas) e portar um documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação). As pessoas que desejam doar sangue devem se alimentar no mínimo duas horas antes da doação (não comparecer em jejum), os alimentos não devem ser gordurosos nem muito doces.
Há um intervalo mínimo entre as doações: os homens podem doar a cada dois meses, e no máximo quatro vezes em um ano. Já as mulheres podem doar a cada três meses, e no máximo três doações anuais.
O sangue é a única maneira de tratamento para vários pacientes, e há estatísticas que demonstram que aproximadamente 1,5% da população brasileira doa sangue. O Brasil necessita de 5.500 bolsas de sangue, entretanto as doações não chegam nem na metade desse número.
Informações:
Agência transfusional do HMP 3874-5500, Ramal – 546 ou no Hemocentro (19) 3521-8705.
Importância de doar Sangue
– Precisamos atingir nossa meta de 120 bolsas/mês, para contribuirmos com toda a comunidade de Paulínia e região; pois todo o sangue coletado pelo Hemocentro é redistribuído pelas cidades vizinhas de Campinas.
– Cada bolsa de sangue doada por uma pessoa, ajuda até 3 outras pessoas que precisam de sangue ou seus derivados.
– Doar sangue é considerada a mais sublime das caridades; pois a pessoa doa efetivamente uma parte de si, para os outros.
– Doar sangue é sinônimo de cidadania; pois quem doa sangue está interessado no bem de sua comunidade.
– Quando alguém recebe sangue, é um dever dos familiares enquanto cidadãos, conseguir doadores para repor os estoques.
– Estoques de sangue completos é uma garantia de que se alguém precisar terá sua vida salva.
Para ser doador de sangue é preciso:
Ter de 18 a 65 anos;
Pesar no mínimo 50 Kg;
Ter ingerido alimentos leves ou 4 horas após o almoço;
Estar descansado e ter dormido bem à noite;
Não ter ingerido bebida alcoólica;
Não ter fumado até 2 horas antes;
Apresentar RG. e endereço completo com CEP.
Quando não pode doar sangue: Homens não podem doar sangue com menos de 2 meses;
Mulheres não podem doar sangue com menos de 3 meses;
Durante a gravidez, até 3 meses pós parto e amamentação;
Se apresentou convulsões na idade adulta;
Se estiver com gripe, febre ou infecção;
Se for portador de sífilis, malária ou doença de chagas;
Se for alcoolista ou usuário de drogas;
Se tiver ingerido álcool há menos de 03 dias;
Se possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
Se tiver contraído hepatite após os 10 anos de idade.
Foto: Divulgação: Todo doador recebe um kit lanche com: um sanduiche, uma maçã, um leite e um suco longa vida