Em encontro realizado no último dia 14, o vereador Custódio esteve reunido no Paço Municipal com Secretario de Segurança, Coronel Furtado e representantes da empresa Telefônica e de Marcos Montebello, Presidente da Associação de Moradores do Parque da Represa com o objetivo de encontrar soluções para amenizar os constantes roubos de cabos telefônicos no bairro, que vêm causando incômodos e transtornos nos serviços de telefonia do bairro.
A reivindicação não é nova, em outubro de 2010, o vereador Custódio acompanhado de representantes da Associação de Moradores e de um consultor técnico da Telefônica, esteve pelas ruas afetadas pelos furtos. De lá para cá, as ocorrências persistiram o que aumentou os transtornos aos moradores. Segundo Marcos Montebello ações preventivas devem ser pensadas.
Diante dos fatos a empresa Telefônica pretende instalar um dispositivo de segurança, e alarme, que instalados em vários pontos estratégicos emitirá um aviso para uma central de apoio, quando os cabos sofrerem ataques. Este local seria determinado e gerenciado pela Guarda Municipal e instalado pela Telefônica.
A Telefônica já tem em mãos um gráfico que aponta os pontos onde os furtos têm acontecido, porém constatou-se que algumas medidas já foram tomadas o que contribuiu para diminuir o número de roubos. A empresa também se comprometeu em aumentar a altura dos cabos que em alguns pontos facilitam a ação dos bandidos. Já a prefeitura através da Secretaria de Segurança se comprometeu a intensificar a vigilância e monitoramento na região.
O mandato do vereador entende que o monitoramento é vital para amenizar o drama dos moradores, uma vez que o serviço telefônico é essencial para comunicação e segurança da população.
Custódio Campos irá propor iniciativas na legislação que possam inibir o comércio clandestino de cobre no município.