Início Paulínia IBP mantem tradição e realiza a XII Semana Teológica

IBP mantem tradição e realiza a XII Semana Teológica

Participaram do ciclo de palestras os alunos dos cursos básico, médio e bacharel em Teologia, além do Curso de Formação de Obreiros e Educação e o Talita (Educação cristã para crianças)
Participaram do ciclo de palestras os alunos dos cursos básico, médio e bacharel em Teologia, além do Curso de Formação de Obreiros e Educação e o Talita (Educação cristã para crianças)

Mantendo a tradição de promover estudos teológicos, o IBP-Instituto Bíblico de Paulínia realizou de 22 a 24 de novembro a XII Semana Teológica. Educação Cristã, Velho Testamento e Homilética foram os temas das palestras.

Os alunos dos cursos básico, médio e bacharel em Teologia, além do Curso de Formação de Obreiros e Educação e o Talita (Educação cristã para crianças) receberam uma bateria de informações nestes três dias que poderão lhes ser útil por toda sua vida ministerial. Com a sequência de palestras, o IBP tem o propósito de oferecer mais uma oportunidade para o aluno mergulhar nas Escrituras Sagradas e obter conhecimento e crescimento espiritual e ministerial.
A professora Ana Andrade foi a preletora do primeiro dia com a palestra sobre a Educação Cristã. Entre muitos ensinos ela frisou a necessidade do professor conhecer seus alunos, se relacionar com eles, dar importância ao seu crescimento espiritual, de conhecer bem o assunto a ser tratado e ser modelo daquilo que ensina, como Jesus foi. Ana concluiu com uma frase do filósofo e escritor Ralph Waldo Emerson. “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”.
No segundo dia o professor Elizeu Lima percorreu todo o Velho Testamento com explicações, explanações e esboços de cada livro da velha escritura. Ele explicou que o Antigo Testamento aborda o mundo bíblico, de forma especial no que se refere ao povo judeu. É um registro da história, política, geografia e da organização social acerca de Israel e dos povos que interagiram com essa nação naqueles tempos. Sobre os originais dos livros, ele esclareceu: “Hoje não existe nenhum dos escritos originais do Antigo Testamento, mas há possivelmente seis mil cópias manuscritas com todo o Antigo Testamento ou partes delas. O Papiro Nash, que contém pequenos trechos de Deuteronômio, e muitos dos Rolos do Mar Morto, foram copiados antes de nossa Era Comum” informou.
Para a última palestra o instituto reservou o professor Marcio José Estevan que tratou o tema Homilética.  Durante suas considerações ele esclareceu que a Homilética é uma arte, porém é também a técnica de discursar bem, que pode ser aprendida e deve ser melhorada ao longo da jornada na vida de um pregador. Estevan falou também da definição secular e teológica dessa arte; das escolas bíblicas de obreiros x seminários teológicos; do caráter divino da pregação e do caráter cristocêntrico dos discursos.
“O conteúdo das palestras foi muito proveitoso para enriquecer meus conhecimentos teológicos e a forma de ministrar as aulas na Escola Bíblica Dominical. É sempre muito prazeroso estudar a palavra de Deus”, comentou a ex-aluna Suzimeire Gualberto Zara, que esteve presente nos três dias do evento.
Para o fechamento da XII Semana Teológica, o diretor administrativo do IBP, pastor Sebastião Otávio e a coordenadora pedagógica Joelma Cardoso agradeceram a todos que participaram do evento.