Início Cultura II Fórum de Incentivo à Cultura reúne mais de 500 pessoas em...

II Fórum de Incentivo à Cultura reúne mais de 500 pessoas em Paulínia

O evento também contou com encontros setoriais e bancas técnicas com produtores culturais locais e a visita dos integrantes da CNIC ao Polo Cinematográfico de Paulínia
O evento também contou com encontros setoriais e bancas técnicas com produtores culturais locais e a visita dos integrantes da CNIC ao Polo Cinematográfico de Paulínia

A 2ª edição do Fórum de Incentivo à Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura de Paulínia e pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), no dia 03 de setembro, reuniu mais de 500 pessoas na cidade entre produtores, empresários, artistas, agentes culturais, profissionais do setor e estudantes.

O evento contou com palestras sobre mudanças no sistema do Ministério da Cultura em que os projetos culturais são inscritos, além de orientações e consultas sobre apresentação de propostas, aprovação de projetos e prestação de contas.
O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Ivan Domingues das Neves, abriu o Fórum com uma palestra sobre o Procultura – projeto que moderniza e aumenta a distribuição dos recursos de incentivo à cultura, e o Vale Cultura. “Nossa proposta é ampliar e qualificar o acesso aos recursos financeiros, contemplando todas as dimensões da cultura brasileira”, afirmou.
O secretário aproveitou também para agradecer o prefeito Edson Moura Junior por ter recebido a CNIC e o Fórum com tanta seriedade e comprometimento. “O município nos recebeu de braços abertos e tenho certeza que as pessoas envolvidas só têm a ganhar”, completou.
O evento também contou com encontros setoriais e bancas técnicas com produtores culturais locais e a visita dos integrantes da CNIC ao Polo Cinematográfico de Paulínia.
Para a secretária de Cultura, Monica Trigo, os debates foram fundamentais para estabelecer o fomento de incentivo no município, alinhado aos marcos regulatórios do governo federal.  “Também tivemos a oportunidade de trazer novos elementos para a construção de políticas públicas para Paulínia”, disse.
O fórum integrou a programação da 224ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, responsável por analisar e opinar sobre as propostas culturais encaminhadas ao Ministério da Cultura, com objetivo de obter recursos financeiros por meio de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Ao todo, 499 projetos foram analisados.