Início Região Imóveis em boas condições são os mais alugados, aprenda a conservar o...

Imóveis em boas condições são os mais alugados, aprenda a conservar o seu!

Imagem: Pixabay

Para um proprietário, ao cuidar de um imóvel alugado, você preservará o valor do seu bem e manterá seus inquilinos satisfeitos. Existem algumas coisas baratas e preventivas que você pode fazer e que ajudam muito a economizar dinheiro em reparos, evitando dissolver tudo o que lhe couber de receita de aluguel. E, para isso, a manutenção preventiva é a melhor forma de proteger um investimento.

O aluguel de qualquer propriedade geralmente acarreta despesas adicionais. A despesa anual de manutenção deve ser cerca de 1,5 vezes o valor do aluguel mensal necessário. No entanto, a estimativa sempre variará dependendo da idade e das condições da casa. Esse valor deve cobrir os custos de manutenção do seu imóvel alugado durante o período de locação do locatário.

Já para um inquilino, que digamos que queira alugar um apartamento em Guarulhos, é importante que seja capaz de cuidar bem da propriedade do proprietário e certificar-se de que ela seja devolvida nas mesmas condições de quando você se mudou.

A linha entre suas responsabilidades de inquilino e as de seu proprietário às vezes é confusa, mas é importante saber o papel de cada um, especialmente para que um imóvel seja bem preservado. Confira a seguir, dicas simples para que ambos possam garantir a conservação de um imóvel.

Paisagismo

Uma das maneiras mais fáceis de cuidar do seu imóvel alugado é incluir o paisagismo no aluguel. Isso faz com que o quintal tenha uma boa aparência, e seus vizinhos e inquilinos ficarão felizes. Os inquilinos pagarão pelos serviços de qualquer maneira, e o proprietário pode incluí-los no seu aluguel. Paisagismo profissional funciona bem para todos, e evita que se deixe o quintal mal cuidado.

Dedetização

Mesmo quando você não tem problemas com insetos ou roedores, você deve sempre dedetizar a propriedade alugada regularmente. Não limite o extermínio a um cômodo, porque as criaturas podem viajar facilmente para outra parte da propriedade alugada.

É possível dedetizar sozinho o seu imóvel alugado. No entanto, a tarefa deve ser deixada para profissionais, caso você queira garantir resultados. Uma dedetização regular pode custar muito, mas as medidas preventivas são muito mais baratas em comparação com a perda dos inquilinos atuais e futuros devido a problemas com pragas.

Limpando o Exterior

Essa dica vale para o morador, para o caso de não ter uma empresa contratada de limpeza: apare quaisquer árvores, arbustos e galhos que possam estar tocando a propriedade.

Você deve mantê-los longe de casa para que insetos e formigas não subam pelos galhos e entrem em sua propriedade. Já para o proprietário, é importante lembrar que a rotatividade de inquilinos precisa de uma verba para custos de manutenção, que servem para colocar a unidade em estado de locação.

A propriedade deve ser cuidadosamente limpa e verificada. O quintal também deve ser muito bem preparado e a estrutura da casa deve ser examinada de forma a garantir que está em bom estado antes de receber um novo inquilino.

Detectores de incêndio e aquecedores

O proprietário deve estar certo de que os detectores de fumaça estão em dia. Ele pode instalar novos entre as trocas de inquilinos ou trocar as baterias, dependendo da possibilidade. Pode ser melhor trocar um detector de fumaça e monóxido de carbono que tenha sido usado por mais de 10 anos. O mesmo vale para os aquecedores de água para banho, por exemplo.

Alterações de filtro de ar

Os proprietários devem trocar os filtros de ar condicionado quando receberem um novo inquilino interessado em locação de casas. Substituí-los é fácil e se o locador tiver outros novos para o inquilino se mudar, seu aquecedor funcionará melhor e causará menos problemas para ambos. Informe os inquilinos com que frequência esses filtros devem ser trocados e tenha contido em contrato quem é o responsável por isso. Consulte o fabricante para identificar um filtro de alta eficiência adequado ao seu sistema de ar. A substituição rotineira do filtro ajudará a evitar a contaminação do duto de ar. Quando entupidos, os dutos precisarão de limpeza, o que é uma despesa desnecessária.

Manutenção do encanamento

Dê uma olhada no seu encanamento. Você quer ter certeza de que os vasos sanitários não vazam. Se você os ouvir funcionando ou notar que as torneiras estão pingando, cuide desses problemas enquanto eles são pequenos. Os inquilinos não querem que suas contas de água aumentem e você não quer um desastre de encanamento caro depois.

O momento perfeito para procurar vazamentos é geralmente após chuvas fortes, ou durante os dias quentes e úmidos, quando os canos tendem a suar. Sempre verifique se há pontos macios no teto, nas caldeiras e no aquecedor de água. Você deve estar atento para sinais de gotas de água perto de seu banheiro, janela e chuveiro.

Você também deve olhar embaixo da pia, das caldeiras e do aquecedor. É sempre importante detectar vazamentos de água com bastante antecedência, pois eles danificam tetos, paredes e até mesmo os pertences do inquilino. A detecção de vazamentos também evitará a formação de moldes perigosos, que podem ser muito caros para remover se não forem resolvidos a tempo.

Segurança de janela

As janelas em sua propriedade precisam de telas e devem abrir, fechar e travar corretamente. Cuide dessas coisas antes de seu inquilino se mudar. É melhor consertar as coisas com antecedência e ter um inquilino feliz pagando o aluguel em dia.

Dispositivos locados com o imóvel

Verifique dispositivos eletrônicos s para garantir que estejam funcionando. Os dispositivos com fio e operados por bateria também devem ser testados. Faça um cronograma para examiná-los antes e depois da saída de um inquilino.

Atenção aos regulamentos e contratos

Os itens específicos de manutenção pelos quais os proprietários são responsáveis ​​variam amplamente, dependendo da localização do seu imóvel alugado. Como tal, é fundamental estar familiarizado com as leis e códigos de construção que se relacionam com as suas obrigações. Se você não conhece as leis que afetam o seu investimento no aluguel de imóveis, você deve entrar em contato com o síndico do local ou ter tudo muito bem estabelecido no contrato de aluguel.

Gostou destas dicas sobre como manter seu imóvel em boas condições para alugar? Aproveite e compartilhe este post!