De acordo com matéria publicada pelo portal Notícias de Paulínia, nos primeiros cinco meses do ano, foram registrados 122 ocorrências de roubo ou furto de veículos no município. Desse total, 50 já foram recuperados pelas forças policiais da cidade. Comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram localizados 42 carros, o índice de proprietários que tiveram o bem devolvido é 19,04% maior.
Os dados são do balanço mensal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) divulgado nesta semana. O levantamento envolve números coletados da Polícia Militar e da Polícia Civil.
A maior variação dos números aconteceu entre os meses de abril e maio. Enquanto no mês 4 de 2019 foram recuperados 4 veículos, em maio esse número deu um salto para 14.
O maior rigor na fiscalização por parte da Polícia Militar, bem como a intensificação das investigações por parte da Polícia Civil são apontados como principais responsáveis pela estatística positiva, mas a SSP não dispensa ação dos próprios bandidos. “Boa parte dos carros roubados ou furtados é usado para cometer outros crimes. Depois, são abandonados e a polícia os encontra, geralmente após denúncia”, disse a SSP em nota. Por outro lado, ainda segundo a SSP, essa ação revela também outro aspecto: “é certo que o índice de veículos roubados exclusivamente para desmanche regride”.
O estudo mostra ainda aumento no número de pessoas pegas em flagrante. Foram 138 contra 105 em 2018. Desde o começo do ano, 189 pessoas foram presas.