Início Paulínia Índices de criminalidade caem em Paulínia, aponta Secretaria de Segurança

Índices de criminalidade caem em Paulínia, aponta Secretaria de Segurança

Aquisição de novas viaturas contribuíram para o bom desempenho da GM de Paulínia
Aquisição de novas viaturas contribuíram para o bom desempenho da GM de Paulínia

A Secretaria de Segurança Pública de Paulínia divulgou esta semana, durante reunião do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) dados que comprovam a queda da criminalidade no município. No comparativo feito mês a mês desde o início do ano percebe-se o número que o ocorrências diminuiu.

No primeiro semestre, foram registrados 3 estupros em março (maior índice mensal) contra 1 em setembro. Neste caso vale ressaltar que dos quatro casos apenas um aconteceu em vias públicas. Os demais foram cometidos no âmbito familiar por membros da família.
Ainda no comparativo mensal o número de furto de veículos também diminuiu, caindo de 42 registrado em março (maior índice mensal) para 13 em setembro. Os números de roubo de veículos também tiveram queda, 22 em março (maior índice mensal) para 05 em setembro. Os furtos à residências, comércio e outros tipos de artigos, como som de carro, documentos, celulares e outros objetos, também caíram significativamente de 140 registrados em janeiro (maior índice mensal) para 72 em setembro. Os casos de roubo à residência, comércio, transeuntes também diminuíram, de 37 em janeiro (maior índice mensal) para 20 em setembro.
Todo este trabalho foi possível através da união das forças de segurança, que inclui Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Diretoria de Trânsito e Corpo de Bombeiros, que juntas trabalham na prevenção. Outro fator importante é o sistema de geoprocessamento utilizado pela GM. É um software que faz gerenciamento de risco e mapeamento dos locais que apresentam alto índice de criminalidade proporcionando que as forças de segurança atuem nos “focos criminosos”.
Graças a este trabalho, o número de flagrante de tráfico de entorpecentes aumentou, tendo registrado 44 flagrantes de abril a setembro. O aumento no patrulhamento nas ruas, viaturas e Guardas em todos os portais de entrada e saída da cidade e a aquisição de novas viaturas também ajudaram a baixar os índices.
“Temos muito ainda a fazer e vamos avançar ainda mais. Em 2015 serão colocados em prática o monitoramento e o reforço no efetivo da polícia civil e militar, entre outros planos de ação”, disse Cícero Brito, secretário de Segurança.

Novos investimentos
Outras alternativas quanto ao combate à criminalidade estão sendo providenciadas, como a aquisição de um sistema de monitoramento e tecnologia embarcada nas viaturas, que está em fase de licitação. Essa tecnologia capacita o registro do boletim de ocorrência na própria viatura, além de ser possível efetuar consultas de pessoas e veículos através do sistema Infoseg. O monitoramento também é destaque, pois serão implantadas câmeras nas ruas, escolas, e bens públicos, além de serem colocadas em funcionamento às bases móveis de monitoramento em locais estratégicos e alternados.
“Vamos investir ainda mais na segurança. Já estamos providenciando a contratação de guardas municipais, através de concurso público e a reestruturação da Secretaria Municipal de Segurança Pública está em andamento, que visa a busca de um trabalho mais eficiente. Além disso, podemos mencionar a aquisição de armas não letais e a modernização de armamento que estão sendo providenciadas pelo nosso governo”, destacou o prefeito Edson Moura Júnior.

Serviço

A SMSP quer falar com o cidadão. Sugestões e reclamações podem ser encaminhadas através do e-mail: seguranç[email protected] ou através dos telefones: (19) 3874-5618/3874-5766.

Telefones úteis e de emergência:
Guarda Municipal – 153
Guarda Noturna 3874-3949
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros – 193
Delegacia de Polícia de Paulínia – 3874-1866/1411.