Início Empresarial INVISTA celebra mais de uma década de preservação hídrica em Paulínia

INVISTA celebra mais de uma década de preservação hídrica em Paulínia

A unidade de Paulínia investiu R$ 1 milhão para viabilizar a ETE em sua própria planta

Em homenagem ao Dia Mundial da Água comemorado nesta sexta-feira, 22 de março, a INVISTA, fabricante do fio LYCRA®, realça seu compromisso com a sustentabilidade

O sucesso de uma empresa não se refere mais exclusivamente aos lucros e market share apresentados. Atualmente, as empresas ocupam posições de destaque no mercado de acordo com outras características, como as ações voltadas para a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. A INVISTA demonstra esse compromisso atuando em três frentes: excelência na fabricação, sustentabilidade do produto e responsabilidade corporativa.
Às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a INVISTA, uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras do mundo, apresentou os resultados obtidos por meio do INVISTA Apparel Planet Agenda, um programa voltado ao desenvolvimento de tecnologias e materiais que minimizem o impacto ambiental gerado na fabricação de fibras e que melhorem o desempenho dos tecidos, ao mesmo tempo em que visa salvaguardar a saúde e segurança dos empregados e das comunidades das plantas da INVISTA no mundo.
No Brasil, o Planet Agenda reúne as principais ações do site da INVISTA em Paulínia, onde é produzido o fio LYCRA®. O site possui a certificação ISO 14001 (de Gestão Ambiental) desde 1997 e em 2002 implementou um sistema de reutilização de águas residuais para melhorar a eficiência e economizar a utilização da água nos seus processos fabris.
De 2003 a 2011, o uso deste sistema resultou em uma redução de 23% na utilização de água, com base em uma medida de metros cúbicos de água utilizados por tonelada de produção. Em outras palavras, a ação da INVISTA no site de Paulínia representa uma economia de água suficiente para encher 80 milhões de garrafas de um litro. Desde a implantação do reuso de água, há mais de 10 anos, a unidade da INVISTA em Paulínia ampliou em mais de 100% sua produção de fio LYCRA®. “Identificamos que ações como esta geram benefícios de longo prazo para a sociedade e contribuem para a qualidade de vida em geral”, explica o vice-presidente de Operações para as Américas e Europa, Nicésio Cascone.

ETE
Para a viabilidade da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) na planta da INVISTA em Paulínia foi necessário um alto investimento financeiro – se estimado nos valores atuais, o investimento seria da ordem de R$ 1 milhão, investidos para a compra de equipamentos como tanques, bombas e filtros para implementar o projeto e também no esforço de capacitação de profissionais para monitorar o sistema de reuso.

Mais ações
Outros objetivos do Planet Agenda envolvem a Sustentabilidade do Produto e a Responsabilidade Corporativa. Nesta área, a unidade de Paulínia segue à risca as práticas de segurança e comemora mais de 38 anos sem a ocorrência de acidentes com afastamento. Em relação à redução de resíduos, a INVISTA se orgulha por reaproveitar ou enviar para reciclagem 100% das embalagens utilizadas no processo produtivo. Além disso, desde 2006 nenhum resíduo de fibras do fio LYCRA® foi enviado para aterro para descarte.
Outra preocupação é o consumo de energia. Nos últimos 20 anos, o site de Paulínia tem reduzido a energia consumida em um montante de 41% (por tonelada de produção), por meio de melhorias no sistema elétrico e por meio da conversão de combustível de caldeira em gás natural. Somente em 2010, a quantidade de energia economizada pela planta foi maior do que o gasto médio de energia utilizada naquele ano por 10.500 pessoas no Brasil.