Início Destaques Ipem faz medição em tanques de caminhões que transportam cargas líquidas e...

Ipem faz medição em tanques de caminhões que transportam cargas líquidas e gasosas

Desde o dia 14 de junho, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Justiça, passou a vistoriar as dimensões dos tanques de veículos que transportam produtos líquidos e gasosos e que estejam com excesso de até 5% do seu peso bruto, informado pelo fabricante.
O órgão deve emitir um registro de medição, um dos documentos exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para certificar esses caminhões a trafegarem legalmente.
Para conseguir o registro do Ipem-SP, os veículos deverão ser levados, sem a carga, a um dos quatro Postos de Verificação de Veículos-tanque do instituto, nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas e São José do Rio Preto. Veja aqui os endereços dos postos de verificação de veículos-tanque.

Estão sendo vistoriados caminhões licenciados entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2007, que tenham excesso de até 5% de seu peso bruto total. Já os veículos que transportam combustíveis à granel não precisarão do registro de medidas do Ipem, pois o Certificado de Verificação Volumétrica (CVV), exigido para esse tipo de transporte, pode ser apresentado ao Detran como comprovante.

Quem for passar pela inspeção do Ipem-SP deve entrar em contato com um dos Postos de Verificação de Veículos-tanque para retirar a guia para pagamento e o pedido de solicitação do serviço de medição. Após o pagamento da taxa e da solicitação preenchida, ele pode levar o caminhão ao posto do Ipem, acompanhado dos documentos solicitados (clique aqui e verifique quais).
O certificado do Detran tem validade de um ano e o prazo para solicitá-lo expira em 1° de setembro deste ano.