O prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, prestou conta das ações realizadas em seus primeiros seis meses de governo na área da Saúde. Ampliação do número de consultas, mutirão para realização de exames de urgência, construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) e pagamento de dívida foram algumas das medidas tomadas por Pivatto para diminuir as demandas emergenciais.
De acordo com o prefeito, a implantação do Serviço de Pronto Atendimento 24 horas foi uma das prioridades, depois que o hospital Santa Gertrudes deixou de realizar o atendimento à pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), em abril.
Segundo ele, o PA atende em média 300 pessoas por dia nos serviços de clínica geral, pediatria e ortopedia. “Estamos firmando novos convênios para complementar os serviços do PA. Retomamos a partir de março nas UBSs o atendimento na área de ginecologia e pediatria. Realizamos mais de 800 consultas/mês de pediatria e mais de 800 consultas/mês de ginecologia”, afirmou.
Pivatto destacou ainda a parceria firmada com o governo do Estado de São Paulo e o Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que permitirá a construção de um novo prédio para Unidade Básica de Saúde do Parque Esther. As obras já foram iniciadas e o prédio terá 460 metros quadrados. Através dessa parceria também está sendo construída uma sede própria para o Caps adulto.
O número de consultas/mês na área de ortopedia saltou de 180 para 380. Além disso, também foram realizados mutirões para atender demandas de urgência de exames como endoscopia, colonoscopia e ultrassom.
Pequenas cirurgia que estavam suspensas voltaram a ser realizadas e está em construção uma nova sala de RX com atendimento digitalizado, que irá qualificar e ampliar a capacidade de atendimento.
De acordo com o balanço divulgado pelo prefeito, 500 pessoas são atendidas por dia na farmácia municipal. “Além disso, pagamos mais de 2 milhões de reais de dívidas de 2016 na saúde, referente a médicos e outros funcionários e medicamentos. Com isso, tivemos muitas dificuldades inclusive na farmácia municipal, mas já estamos em processo de licitação para regularizar o atendimento”, finalizou.