Início Esportes Judoca da Mercival é ouro no Paulista

Judoca da Mercival é ouro no Paulista

Yasmim treina judô há um ano e já se tornou o destaque da categoria sub-11
Yasmim treina judô há um ano e já se tornou o destaque da categoria sub-11

O último final de semana foi memorável para a Equipe Mercival de Judô. No sábado, o judoca Gabriel Varandas faturou a medalha de prata no Campeonato Interestadual de Curitiba, que contou com Judocas do Japão. Já Yasmim Eduarda Oliveira, da categoria sub-11 meio leve, levou o título do Campeonato Paulista.

Para conquistar o título, a judoca teve uma longa jornada. Yasmim, que completou um ano no esporte, participou de 15 lutas, onde chegou 13 vezes ao pódio. Depois de se classificar pelas etapas eliminatórias, Yasmim chegou às finais na cidade de Mauá, no Ginásio de Esportes Celso Daniel, neste sábado, dia 22 de agosto, onde estavam as 16 mais do estado.
No Campeonato Paulista de Judô, fase final, logo no primeiro confronto, ela enfrentou Beatriz Chibana. Como todo clã Chibana, Beatriz é um forte judoca do Clube Corinthians. Nas quartas de final, foi a vez de enfrentar Hikari Kuroda, de Itararé.
Na semi final, outra parada difícil contra Laura Meneses, que foi uma das três judocas que venceram Yasmim durante o ano, mas desta vez o dia foi da Yasmim, que chegou à final, contra Marianna Mulari, do Ateneu Barão de Mauá, onde a judoca da Mercival mostrou ter adquirido uma grande experiência em treinamento e competições.
Yasmim mostrou a maturidade das grandes campeãs da equipe, usando mais a mente que os músculos e assim dominou os quatro combates. “Uma surpresa, pois esperávamos, o vice campeonato, mas ela dominou até a final contra Mulari, que é a atua campeã da Copa São Paulo”, disse o técnico Mercival Breda Daminelli.
Para o técnico, a conquista de Yasmim é uma surpresa pelo tempo de seu treino, que é de apenas um ano. “Mas a perseverança e determinação, com o apoio dos pais e amigos, Yasmim, não só tinha condições, como merecia o título”, disse.
Agora Yasmim Oliveira se prepara para o Torneio Meeting Brasil, onde estarão as melhores judocas de outros estados. O campeonato acontece em Santa Catarina.