A judoca paulinense Evellyn Pereira, de apenas 12 anos, pretende lutar no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15, que acontecerá no Rio de Janeiro, em agosto, representando o Estado de São Paulo. Ela já tem garantido o transporte para viajar, disponibilizado pela Federação Paulista de Judô, mas as despesas com hospedagem e alimentação para ela e para a mãe, que vai acompanhá-la, devem ser custeadas pela família, que não possui condições para arcar com os gastos.
Evellyn sempre treinou na Associação Mercival de Judô, aqui de Paulínia, mas, desde junho, vem se preparando para o campeonato sob a supervisão do judoca medalhista olímpico e agora treinador Thiago Camilo. O treinamento acontece no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), localizado em São Paulo. O CAT é um centro de excelência para treinamento e formação de atletas de alto rendimento, mantido pela Federação Paulista de Judô (FPJ).
Em entrevista recente a um canal de televisão de Campinas, Evellyn demonstrou estar focada e afirma que seus objetivos não se concentram apenas no Brasil. “Se eu passar no Rio de Janeiro, e eu pretendo passar, eu vou para o Pan-Americano e para o Sul-Americano”, ressalta a jovem atleta.
O sensei (professor) Mercival Daminelli treina a garota desde o início dela no esporte. Ele afirmou, durante a entrevista, sempre ter notado que Evellyn se destacava frente aos demais alunos e não duvida do talento da judoca para atingir seus objetivos. “Ela é Samurai, é guerreira 100 por cento e não desiste. Ela pode estar perdendo, com os olhos cheios de lágrimas, mas se perdeu hoje amanhã quer ganhar”, garante o treinador.
A mãe de Evellyn está desempregada e o pai, Claudemir da Silva, procura ajudar no que pode com o pouco que ganha como gari. “Não tenho condições de fazer tudo por ela. Faço o que está ao meu alcance”, explicou Silva na entrevista com certa angústia.
Evellyn sagrou-se campeã Paulista sub-15 neste ano e terminou como primeira do ranking paulista. Está invicta em 2019, com 38 lutas, 38 vitórias e 34 ippons. Já está na final no Brasileiro, pois venceu todas as fases do Campeonato Paulista, além da Copa São Paulo e o Ajinomoto Open.
Quem puder ajudar a atleta a custear as despesas necessárias para a participação dela no Campeonato Brasileiro basta acessar o site www.vakinha.com.br/vaquinha/544244 .