A Justiça Eleitoral desenvolve, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, uma iniciativa que busca incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do próximo pleito. A campanha também tem como objetivo antecipar o alistamento eleitoral, evitando transtornos no período final de alistamento – no caso, entre abril e maio de 2016.
Os eleitores de 16 e 17 anos representam 0,6% do eleitorado total do Estado – são quase 200 mil jovens que optam por exercer o direito ao voto, ainda que sem obrigatoriedade.
Todos os cartórios eleitorais de São Paulo estão aptos a fazer o cadastramento biométrico. Assim, ao comparecer para o alistamento, o cidadão também já faz a identificação biométrica e adianta o procedimento que se tornará obrigatório para todos os eleitores futuramente.
Para maior conforto do futuro eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda agendar horário de atendimento no site do TRE. No dia agendado, basta comparecer munido de documento oficial e comprovante de endereço recente. Nos municípios que seguem o feriado do Dia da Consciência Negra, não haverá atendimento no dia 20 de novembro.