Inaugurado em 2011, complexo se consolidou como centro esportivo, é polo gerador de empregos diretos e indiretos
O Kartódromo Internacional San Marino, localizado no distrito de Betel, em Paulínia, completa 11 anos de fundação neste mês de outubro como centro esportivo consolidado, polo gerador de empregos, e vem promovendo mudanças para se consolidar como polo turístico da Região Metropolitana de Campinas.
Além de ser sede de 21 equipes de kart e de 54 campeonatos fixos e eventuais, que utilizam a pista e estrutura para treinos e competições, o complexo implementou um espaço externo para eventos com quiosque, churrasqueira, fogão à lenha, utensílios e eletrodomésticos desde o final de 2021, oferecendo estacionamento para 200 veículos gratuito.
De sua estrutura ainda fazem parte um restaurante e varanda de 500 m² com vista panorâmica para a pista, ambos preparados para receber festas, eventos e confraternizações para até 1.500 pessoas.
O diretor do Kartódromo Internacional San Marino, Nizomar Andrade, destaca o orgulho da trajetória do centro esportivo e a nova frente do complexo como opção turística na região.
“Muitos pilotos profissionais frequentam nossa pista e eles comentam com a gente sobre a boa estrutura que oferecemos, o que nos deixa orgulhosos e nos motiva a fazer sempre o melhor. E, desde o ano passado, estamos apostando nessa infraestrutura para oferecer novas opções de entretenimento, com espaço de eventos e uma ampla área verde. Convido a todos a conhecer o kartódromo, que é uma ótima opção para passar um dia diferente”, ressalta.
Centro de excelência consolidado para o kartismo
Ajudar na formação e profissionalização para o kartismo é o principal objetivo do Kartódromo Internacional San Marino. Tanto que foram contabilizados 27 títulos de relevância nacional e internacional, até o final de 2021, obtidos por pilotos profissionais que já treinaram, ainda treinam ou que atuam como treinadores no complexo, levando-se em conta apenas o Brasileiro de Kart, a Copa Brasil de Kart e o Sul-Americano de Kart.
O Kartódromo San Marino também possibilita a prática do kartismo aos que se apaixonam pelo esporte e não possuem kart próprio e àqueles que desejam pilotar pela primeira vez, com uma frota de 100 karts de aluguel e a disponibilização de baterias de kart para maiores de 13 anos.
Para o vice-prefeito de Paulínia, Paulo Camargo Júnior, difundir a prática do esporte é um dos propósitos mais nobres realizados pelo centro esportivo na cidade.
“É uma satisfação enorme o kartódromo estar implementado na cidade de Paulínia, o que eleva o nome da cidade, pois é um dos melhores kartódromos da região de Campinas e também uma motivação para crianças e adultos. Quem sabe saia daqui um grande piloto, como o Ayrton Senna, e venha elevar ainda mais o nome de Paulínia, não só em nível nacional como mundial”, enfatiza.
Polo gerador de investimentos e de empregos
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, Sami Goldstein, o San Marino é não apenas um polo de entretenimento, como também de desenvolvimento para a cidade.
“Vivemos um momento de tranquilidade política, de estabilidade, de procura por novos investimentos, de atração de empresas. Neste cenário, o kartódromo acaba sendo também um polo atrativo não apenas na questão turística e esportiva, mas também para captação de novos investimentos para nossa cidade”, declara.
Já o diretor do Departamento de Trabalho e Renda, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emerson Tofi, valoriza a capacidade geradora de empregos diretos e indiretos do complexo.
“Quando a gente fala em empregabilidade e oportunidade, quando eu cheguei aqui e vi tantas pessoas trabalhando achei maravilhoso! Não é simplesmente uma empresa que fornece entretenimento e esporte, e sim empregabilidade também. E isso, para Paulínia, é muito importante, para nossa região é muito importante”, enfatiza.